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Baixa Renda, Periferia

Autor(a):

Aulicino, Madalena Pedroso

Autor(a) USP:

Aulicino, Madalena Pedroso

Ano de publicação:

2011

Unidade USP:

Escola de Artes Ciências e Humanidades [EACH]

Assuntos:

lazer (aspectos sociais); políticas públicas; escola pública

Palavras-chave do autor:

atividades de lazer, áreas de pobreza, políticas públicas

Resumo:

O objetivo deste trabalho foi contribuir para a análise da relação entre o uso de escolas públicas como espaços de lazer em periferias de baixa renda do Município de São Paulo. A partir de breve resgate teórico, sobre lazer, desigualdade social, dependência e educação no Brasil, relatou-se pesquisa feita no ano de 2009, entre moradores de Ermelino Matarazzo, que procurou avaliar a contribuição para o sentimento de pertencimento, de identidade, a partir do uso de escolas públicas aos finais de semana para práticas de lazer, o que foi confirmado pelos resultados. Além disso, parcela significativa dos entrevistados estaria disposta a colaborar voluntariamente para a manutenção/ampliação dessas atividades e identificou-se também que se sentir "dono" da escola implicaria em poder decidir algo a respeito dela. Aponta-se assim também, dentro dos limites da pesquisa, a necessidade de uso de políticas públicas mais participativas o que nenhuma condição sócio econômica pode impedir de acontecer.

ABNT:

AULICINO, Madalena Pedroso. O lazer e a escola pública de ensino médio em Ermelino Matarazzo. Licere, Belo Horizonte, v. 14, n. ju 2011, p. 1-25, 2011. Disponível em: < http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV14N02_a3.pdf >.