Artigo de periódico
O julgamento de pares de crianças com dificuldades interativas após um modelo ampliado de intervenção
Autor(a):
Castro, Rebeca Eugênia Fernandes de;Melo, Maria Helena da Silva;Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos
Autor(a) USP:
Silvares, Edwiges Ferreira de Mattos
Ano de publicação:
2003
Unidade USP:
Instituto de Psicologia [IP]
Assuntos:
aconselhamento; crianças; psicologia social
Palavras-chave do autor:
competência social; atendimento preventivo; comunidade
Resumo:
A literatura sobre competência social tem demonstrado que a rejeição pelos pares na infância é um fator de influência no desenvolvimento de comportamentos anti-sociais. O presente estudo objetivou verificar a efetividade de um programa ampliado de atendimento, envolvendo pais, professores e pares de crianças com dificuldades de interação. A intervenção foi realizada em uma escola pública da periferia de Osasco-SP, que funcionava como sucursal da clínica-escola do IPUSP. Participaram 38 crianças da segunda série, pertencentes a três grupos: a)13 ao grupo de atendimento psicológico; b) 12 ao grupo controle e c) 13 ao grupo de validação. Seu status sociométrico foi mensurado a partir de entrevistas com as respectivas turmas em três momentos: antes, durante e após a intervenção. As crianças que participaram do programa de intervenção revelaram um aumento significativo da competência social quando comparadas ao grupo controle e alcançaram status sociométrico semelhante ao do grupo de validação.
ABNT:
CASTRO, Rebeca Eugênia Fernandes de; MELO, Maria Helena da Silva; SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. O julgamento de pares de crianças com dificuldades interativas após um modelo ampliado de intervenção. Psicologia Reflexão e Crítica, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 309-318, 2003. DOI: 10.1590/s0102-79722003000200011.