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Ação Afirmativa, Baixa Renda, Educação Popular

Autor(a):

Piotto, Débora Cristina;Alves, Renata Oliveira

Autor(a) USP:

Piotto, Débora Cristina

Ano de publicação:

2016

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto [FFCLRP]

Assuntos:

universidade pública; estudantes

Palavras-chave do autor:

camadas populares; trajetórias escolares; universidades públicas

Resumo:

Políticas de ações afirmativas vêm buscando aumentar o acesso ao ensino superior de estudantes das camadas populares que, em geral, consideram o ingresso em universidades públicas fora de seus horizontes de possibilidades. Assim, o objetivo do presente trabalho é discutir de que maneiras esses estudantes passam a cogitar o ingresso em uma universidade pública como algo passível de ser alcançado. Para isso, analisará aspectos de entrevistas em profundidade, realizadas com duas estudantes do ensino superior público provenientes de camadas populares. Discute-se que a possibilidade de ingressar em uma universidade pública surgiu casualmente nas trajetórias analisadas, havendo a necessidade da mediação de uma pessoa ou circunstância próxima socialmente para que o acaso fosse aproveitado e rentabilizado. Por fim, discute-se a importância da esfera do trabalho nas trajetórias das estudantes ao proporcionar a circulação por diferentes espaços sociais.

ABNT:

PIOTTO, Débora Cristina; ALVES, Renata Oliveira. O ingresso de estudantes das camadas populares em uma universidade pública: desviando do ocaso quase por acaso. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 21, n. 2, p. 139-147, 2016. Disponível em: < http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2896/2284 > DOI: 10.24220/2318-0870v21n2a2896.