Tese (Doutorado)
O fim da canção?: Racionais MC’s como efeito colateral do sistema cancional brasileiro
Autor(a):
Oliveira, Acauam Silverio de
Orientador(a):
Wisnik, Jose Miguel Soares
Ano de publicação:
2015
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
música popular; modernização; rap
Palavras-chave do autor:
canção popular;modernização;MPB;Racionais MC's;rap
Resumo:
Em dezembro de 2004, Chico Buarque lançou a hipótese de que o rap talvez representasse o fim da canção "tal como a conhecemos": ou seja, aquela tradição que se caracteriza por um princípio formal melódico-entoativo que realiza esteticamente certa dinâmica de encontros culturais presentes na sociedade brasileira, e que foi incorporada a um projeto de modernização a partir da Bossa Nova. O objetivo desse trabalho é adentrar esse debate compreendendo o sentido mais amplo de seus termos, delimitando mais precisamente qual é essa tradição, o que a tornou possível, e o que se esgotou em sua forma. A partir desse reconhecimento inicial, iremos nos debruçar sobre aquele modelo estético que emerge a partir desse esgotamento, acompanhando detidamente aquela que é uma de suas mais bem realizadas elaborações - a produção do grupo paulistano Racionais MC's, verdadeiro acontecimento que modifica as coordenadas nas quais a música popular brasileira se reconhece. Os raps criados pelo grupo instauram um novo paradigma na canção , ao se vincular a um projeto civilizatório que rompe com certa tradição cordial brasileira, construindo um novo ponto de vista a partir da periferia.
ABNT:
OLIVEIRA, Acauam Silverio de; WISNIK, Jose Miguel Soares. O fim da canção?: Racionais MC's como efeito colateral do sistema cancional brasileiro. 2015.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-09102015-154802/ >.