Artigo de periódico
O fantasma de um clássico: recepção e reminiscências de Favela dos meus amores (H. Mauro, 1935)
Autor(a):
Napolitano, Marcos
Ano de publicação:
2009
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
cinema; identidade nacional; cultura popular
Palavras-chave do autor:
cinema brasileiro; humberto mauro; brasil; história cultural
Resumo:
O filme Favela dos meus amores (1935), de Humberto Mauro, cujas cópias se perderam, foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, tornando-se objeto de culto e memória nas décadas seguintes. Neste artigo pretendo articular, a partir dos fragmentos documentais que nos informam sobre o filme, três aspectos principais: 1) o papel de “Favela...” na construção de uma nova identidade nacional e de uma nova cultura popular urbana, tendo como centro o Rio de Janeiro; 2) os aspectos ideológicos e estéticos da recepção crítica do filme; 3) Seu papel como objeto de memória da história cultural brasileira. A partir destes três eixos de análise pretendo mapear o impacto de “Favela...” na formatação de uma nova cultura “nacional popular” no Brasil, cujo sentido ideológico era disputado à esquerda e à direita.
ABNT:
NAPOLITANO, Marcos. O fantasma de um clássico:: recepção e reminiscências de Favela dos meus amores (H. Mauro, 1935). Significação: Revista de Cultura Audiovisual, São Paulo, n. 32, p. 135-155, 2009. Disponível em: < http://www.usp.br/significacao/pdf/Significacao32_7_Marcos%20Napolitano.pdf >.