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Autor(a):

Santos, Rosana Aparecida Martins

Orientador(a):

Caldas, Waldenyr

Ano de publicação:

2002

Unidade USP:

Escola de Comunicações e Artes [ECA]

Assuntos:

indústria cultural; comunicação de massa (aspectos políticos); movimentos sociais; rap; hip hop

Palavras-chave do autor:

comunicação de massa;globalização;identidade plural;mundialização da cultura;pós-modernidade;sociedade de consumo

Resumo:

Em tempos atuais o processo de globalização vem fornecendo novas configurações identitárias levando como modelo de análise na interpretação das relações entre o global/local. Partindo deste pressuposto, o objetivo desse projeto situa-se em abordar a construção do rap produzido no Brasil enquanto projeto artístico de resistência ao sistema hierárquico de poder e prestígio, como componente musical integrado no fluxo global de produtos, idéias, estilos, ou seja, enquanto linguagem cultural e consumível. Trata-se precisamente de estudar a disseminação do Rap Nacional (seu impacto social, no papel da política lírica de um discurso politizado em torno da interação social e da organização do cotidiano) enquanto meio de produção cultural, objeto de consumo imerso no contexto da cultura hip-hop. Diante disso, fica proposto para a presente pesquisa reconstruir o sistema de significações simbólicas que a mensagem produz, caracterizando pela capacidade de reflexão crítica à ordem social, articulada pelos jovens consumidores desse gênero artístico musical; na cidade de São Paulo, que são denominados por "manos" e por "boys", tentando apanhar a singularidade que há por trás desse processo. O presente trabalho ajuda a estabelecer pontos de apoio para a renovação tanto das questões sociais numa reavaliação da visão conformista e atomizada, idéias correntes quando o assunto é juventude brasileira.

ABNT:

SANTOS, Rosana Aparecida Martins; CALDAS, Waldenyr.O estilo que ninguém segura: mano é mano! boy é boy! boy é mano? Mano é mano? Reflexão crítica sobre os processos de sociabilidade entre o público juvenil na cidade de São Paulo na identificação com a musicalidade do Rap Nacional. 2002.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.