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Educação Popular, Periferia

Autor(a):

Perosa, Graziela Serroni;Lebaron, Frédéric;Leite, Cristiane Kerches da Silva

Autor(a) USP:

Perosa, Graziela Serroni;Leite, Cristiane Kerches da Silva

Ano de publicação:

2015

Unidade USP:

Escola de Artes Ciências e Humanidades [EACH]

Assuntos:

educação (aspectos socioeconômicos; indicadores); estrutura social

Palavras-chave do autor:

desigualdades educativas; indicadores educacionais; estrutura social; São Paulo

Resumo:

Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa sobre o estado atual das disparidades educacionais em São Paulo. A partir de uma Análise de Componentes Principais Standard (ACP), realizada com dados do Censo 2010/IBGE, identificou-se e comparou-se as características sociodemográficas da população do município e a distribuição de indicadores educacionais entre as regiões das subprefeituras da cidade. Isso permitiu examinar a relação entre posição social, condições de vida e usos socialmente diferenciados do sistema de ensino. Os resultados revelaram que, se um primeiro eixo opõe de maneira esperada os bairros ricos aos bairros pobres, um segundo revela uma divisão mais fina, no interior do espaço urbano, ligada à posse do diploma de ensino médio, que diferencia tanto as regiões de classes médias e altas, como as subprefeituras das periferias da cidade.

ABNT:

PEROSA, Graziela Serroni; LEBARON, Frédéric; LEITE, Cristiane Kerches da Silva. O espaço das desigualdades educativas no município de São Paulo. Pro-Posições, Campinas, v. 26, n. 2, p. 99-118, 2015. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201507705 > DOI: 10.1590/0103-7307201507705.