Dissertação (Mestrado)
O ensino médio como fator de empregabilidade entre jovens das camadas populares, por meio de depoimentos pessoais
Autor(a):
Rodrigues, Dirce Spedo
Orientador(a):
Beisiegel, Celso de Rui
Ano de publicação:
2001
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Assuntos:
ensino médio; educação; ensino médio
Resumo:
Este estudo pretende somar-se ao esforço daqueles que têm pensado as condições e os entraves da universalização do ensino médio. Como dissertação de mestrado, caracteriza-se, antes de tudo, como um exercício da autora em situar-se de maneira crítica perante à produção acadêmica sobre o tema e contribuir com um aspecto particular do problema. A pesquisa relatada pretendeu descrever um grupo pertencente à população jovem-adulta e trabalhadora que vem retomando o ensino médio noturno na cidade de São Paulo, com idade mais avançada do que a prevista, em busca da ampliação das suas oportunidades de emprego. Tenta revelar os caminhos que levaram esses jovens de volta à escola depois de tê-la abandonado anteriormente, suas dificuldades nesse trajeto e a avaliação das dificuldades e dos resultados desse empreendimento.
ABNT:
RODRIGUES, Dirce Spedo; BEISIEGEL, Celso de Rui. O ensino médio como fator de empregabilidade entre jovens das camadas populares, por meio de depoimentos pessoais. 2001.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.