TGI
O ensino de Geografia e as escolas democráticas: o caso da EMEF Campos Salles
Autor(a):
Chaves Neto, Samuel Gonçalves
Orientador(a):
Girotto, Eduardo Donizeti
Ano de publicação:
2017
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Palavras-chave do autor:
ensino de geografia; escolas democráticas; EMEF Campos Salles
Resumo:
Consideram-se escolas democráticas aquelas em que a gestão é participativa, com processos decisórios que incluem estudantes, funcionários e professores, que tem a organização pedagógica como centro de estudos e que os estudantes definem suas trajetórias de aprendizagem, sem currículos compulsórios. O presente trabalho trata sobre o ensino de Geografia nas escolas democrática a partir de uma pesquisa realizada na EMEF Campos Salles, escola da rede municipal de São Paulo localizada na periferia da cidade, mais precisamente em Heliópolis. A escola é parte do movimento de escolas democráticas que apesar de não ser novo, teve um significativo crescimento nos últimos 20 anos. Considerando que há uma crise do modelo hegemônico de educação, tais escolas têm atuado como um movimento de resistência no âmbito educacional. Esse movimento interrogam as práticas educativas dominantes e as relações estabelecidas, as hierarquias e gestão escolar tradicional. Busca-se com tal pesquisa investigar como se dá o ensino de Geografia nesse contexto analisando se tais mudanças refletem em uma transformação das práticas de ensino, dos paradigmas conceituais da Geografia e também uma maior apropriação do conhecimento para os estudantes.