Campos, Antonio Rodrigues de

Custódio, Eda Marconi

Instituto de Psicologia [IP]

escolas; escola e familia; interação professor aluno; formação de professores; ensino e aprendizagem

Apresenta os sentimentos de pais e alunos do curso noturno em relação à sua escola e, também, os sentimentos dos professores desta escola em relação à sua profissão. Entrevista vinte e seis alunos cursando a sexta, sétima e oitava séries, quinze pais e cinco professores. Há uma questão orientadora para as entrevistas. A questão para os alunos e pais é a seguinte: "Fale-me sobre seus sentimentos em relação à escola". Para os professores: "Fale-me sobre seus sentimentos em relação à sua profissão". A coleta de dados realiza-se numa Escola Municipal de Primeiro Grau situada na região oeste da periferia de São Paulo. Faz uma análise de conteúdo dos dados colhidos nas entrevistas, que permitem o levantamento dos seguintes temas comuns ao Ss: A Escola Ontem e Hoje; A Escola Hoje; Salário; Professores; Pais; Alunos e A Função da Escola. Fragmenta os discursos conforme os tópicos especificados e analisados. De um modo geral, para alunos e pais, a escola representa um espaço para contato social, uma segunda casa, a possibilidade de aprender, a garantia de um emprego e conseqüentemente de um futuro melhor. Os pais reconhecem as dificuldades e o baixo salário dos professores. Mas tanto pais como alunos se queixam do número excessivo de faltas dos professores, bem como de falta de professores para algumas disciplinas, dizem que a escola está fraca e desinteressante. Os professores se queixam do desinteresse dos alunos, do baixo salário e da falta de reciclagem.

CAMPOS, Antonio Rodrigues de; CUSTÓDIO, Eda Marconi. O desprazer de ensinar e aprender nos dias atuais: o menu indigesto. 1997.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.