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Baixa Renda

Autor(a):

Brito, Bruna Carvalho de 

Orientador(a):

Silva, Hermes Moretti Ribeiro da

Ano de publicação:

2016

Unidade USP:

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz [ESALQ]

Palavras-chave do autor:

baixa-renda; comportamento feminino; salão de beleza

Resumo:

Este artigo objetivou compreender o processo decisório de compra de serviços de salões de beleza para mulheres de baixa renda. A princípio, foi aplicado a abordagem qualitativa como instrumento inicial para a elaboração do questionário, o qual foi aplicado a 400 mulheres no centro de Piracicaba. A partir da análise dos resultados foi possível identificar dez fatores, sendo os principais: “em busca de opiniões”, “elevação/recuperação da autoestima”, e “marca como fator de escolha”. Também se identificou três agrupamentos: “resignadas”, “coesivas” e “pretensiosas”. Analisando os resultados foi possível compreender que as mulheres de baixa renda são influenciadas por diversos fatores além do preço, como a qualidade do serviço e do atendimento, e com isso, é possível criar estratégias de marketing para atrair este público que não sejam baseadas somente no preço baixo. Como recomendações para trabalhos futuros seria pertinente aplicar entrevistas em profundidade para verificar se essas dimensões encontradas são relevantes e para validar o questionário, aplicar aplicá-lo com uma amostra maior e em outras realidades.