Van Der Sand, Isabel Cristina Pacheco

Bonadio, Isabel Cristina

Escola de Enfermagem [EE]

enfermagem obstétrica; aleitamento materno

O objetivo deste estudo foi conhecer e compreender os significados, as crenças, os valores e as práticas atribuídas ao cuidado amamentação ao peito e alimentação do lactente por parte de mulheres-mães de crianças em idade de amamentação residentes na periferia de Ijuí-RS. Para o desenvolvimento do estudo optei por uma abordagem cultural, utilizando o método etnográfico numa abordagem êmica. Os dados foram coletados através de contatos repetidos, por mais de um ano com mulheres-mães, em especial com as que tinham filhos lactentes e com aquelas que auxiliavam no cuidado dessas crianças, aplicando a proposta de observação-participação-reflexão de Madeleine Leininger e utilizando também entrevistas abertas e semi-estruturadas. A análise dos dados seguiu a proposição de Spradley. Como resultado do estudo identifiquei doze domínios culturais e dois temas culturais complementares, os quais emergiram quando da validação dos domínios, ficando evidente que alimentar um filho lactente, no grupo estudado, é dever da mulher-mãe que, por isto, tem uma preocupação central: "o bem-estar do filho sempre em primeiro lugar". Desta forma, a mãe buscará no filho sinais que indiquem o estado de bem-estar relacionando-o com a eficácia do alimento que está sendo oferecido à criança; se concluir que o alimento não é eficiente buscará outra alternativa para alimentá-la, pois da mulher deste grupo é esperado que desempenhe a função de "cuidadora", aquela que prioriza os filhos. Contrapondo-se à obrigatoriedade de cumprir um dever emergiu o segundo tema: "amamentar é bom para os dois lados", destacando-se os aspectos afetivos que a amamentação ao peito proporciona para ambos. Os achados do estudo permitiram uma visão compreensiva do significado atribuído pelas mulheres-mães de periferia de uma cidade de médio porte, ao ato de alimentar uma criança lactente, bem como as crenças e as práticas relativas a este fenômeno.

VAN DER SAND, Isabel Cristina Pacheco; BONADIO, Isabel Cristina. O bem estar da criança sempre em primeiro lugar: o processo de alimentação do lactente sob a ótica de mulheres-mães de Ijuí-RS. 1999.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.