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Baixa Renda

Autor(a):

Laranjo, Thais Helena Mourão;Soares, Cássia Baldini

Autor(a) USP:

Soares, Cassia Baldini

Ano de publicação:

2006

Unidade USP:

Escola de Enfermagem [EE]

Assuntos:

comportamento social; habitação comunitária; estudantes; drogas de abuso; conhecimentos, atitudes e prática; pesquisa qualitativa

Palavras-chave do autor:

comportamento social; estudantes habitação social; drogas ilícitas; conhecimentos; atitudes e práticas em saúde entrevistas; pesquisa qualitativa

Resumo:

OBJETIVO: Conhecer e analisar o discurso dos moradores de um conjunto residencial estudantil universitário sobre os processos de socialização e consumo de drogas. MÉTODOS: Pesquisa qualitativa, realizada com 20 alunos de graduação residentes em moradia estudantil universitária em São Paulo, SP, 2003. Tomou-se a moradia como um espaço de socialização juvenil que viabiliza a presença de estudantes de baixa renda, na universidade. As entrevistas abordaram o conhecimento dos alunos sobre a história da moradia, a experiência de viver em uma moradia estudantil e a percepção dos moradores sobre o consumo de drogas. O procedimento metodológico que serviu de base para a coleta, organização e análise das entrevistas foi o discurso do sujeito coletivo. RESULTADOS: Os resultados mostraram que: os estudantes têm pouco conhecimento sobre a história da moradia; as alternativas para os problemas que enfrentam na moradia têm sido buscadas individualmente; observou-se entre os moradores as duas principais concepções de prevenção ao consumo de drogas – guerra às drogas e redução de danos. Observou-se haver uma visão negativa sobre a moradia estudantil relacionada com a constante divulgação de fatos conturbados e com o desconhecimento sobre a importância da moradia para viabilizar a permanência de estudantes pobres na universidade. CONCLUSÕES: Na opinião de seus moradores, a moradia estudantil viabiliza o acesso a universidade, apesar de dificuldades na convivência coletiva e na administração da universidade. Em relação ao uso de drogas na moradia, parte dos moradores ressalta a necessidade de menor tolerância ao consumo de drogas e outra parte destaca a importância de trabalho educativo, principalmente com os ingressantes.

ABNT:

LARANJO, Thais Helena Mourão; SOARES, Cássia Baldini. Moradia universitária: processos de socialização e consumo de drogas. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 40, n. 6, p. 1027-34, 2006. DOI: 10.1590/s0034-89102006000700010.