ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Tomasiello, Diego Bogado

Orientador(a):

Giannotti, Mariana Abrantes

Ano de publicação:

2016

Unidade USP:

Escola Politécnica [EP]

Assuntos:

transporte público; acessibilidade ao meio físico; sistema de informação geográfica; transporte individual

Palavras-chave do autor:

acessibilidade;rede de transporte;sistema de informação geográfica;transporte individual;transporte público - São Paulo (SP)

Resumo:

O presente estudo tem como objetivo comparar a eficiência dos sistemas de transporte público e individual através da modelagem de redes em SIG. Foram revisados os conceitos de acessibilidade e indicadores de acessibilidade, modelos de rede de transportes, abordadas as etapas para criação dos modelos de rede, bases de dados utilizadas, configurações e atributos no sistema SIG. Os comparativos foram realizados através de dois níveis de detalhamento (simples e avançado) para as redes de transporte e elaborados índices de acessibilidade para os bairros do município de São Paulo através de parâmetros extraídos das redes modeladas. O estudo de caso consiste na medição de um índice de acessibilidade para empregos de baixa renda. Como resultado, os bairros centrais do município apresentam maior acessibilidade, porém, para o transporte público, alguns bairros fora da zona central também apresentaram alta acessibilidade devido à oferta de transporte público (metrô).

ABNT:

TOMASIELLO, Diego Bogado; GIANNOTTI, Mariana Abrantes. Modelos de rede de transporte público e individual para estudos de acessibilidade em São Paulo 2016.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-24062016-111306/pt-br.php >.