Pós-Graduação
Metodologia Qualitativa: História Oral, História de Vida e Narrativas Biográficas
Nível de ensino:
Pós-Graduação
Unidade USP:
Escola de Educação Física e Esporte [EEFE]
Área de concentração:
Estudos Biodinâmicos da Educação Física e Esporte
Departamento:
Escola de Educação Física e Esporte
Docente(s) responsável(is):
Katia Rubio
Objetivos:
1. Apresentar e discutir a História ora, a história de vida e as narrativas biográficas como métodos de pesquisa qualitativa em ciências humanas. 2. Compreender a pesquisa qualitativa como caminho de construção do pensamento e de uma prática exercida na abordagem da realidade. 3. Discutir a vinculação do pensamento em formas de ação. 3. Discutir as práticas de oralidade como método, instrumento e/ou relato subjetivo.
Justificativa:
O corpo é um componente fundamental da existência e se coloca, fenomenologicamente, como o centro das experiências humanas, tornando-o assim um objeto de registro de uma parte da memória universal. A história de cada ser humano está intimamente implicada com a cultura tornando necessária a compreensão do processo cultural ao qual ele pertence. Diante da complexidade das ações humanas em sociedade, e da produção do movimento humano em particular, o presente programa se justifica, especialmente, pela necessidade de se buscar ampliar as metodologias de pesquisa na compreensão social e humana dessa produção. Ao ser proposto como estudo crítico história de vida o programa também se justifica pelas contribuições das ciências humanas na formação do pesquisador em educação física e esporte.
Programa:
1.Reconstruções metodológicas. 1.1. Correntes da metodologia contemporânea. 1.2. A concepção analítica de linguagem como instrumental de reconstrução. 1.3. Sistemas teóricos, esquemas conceituais, tipologias, conceitos e definições; 2. Categorias teóricas e categorias analíticas. 3. A História das mentalidades. 3.1. História oral. 3.2. História de vida. 3.3. História e historicidade de relatos individuais. 3.4. O real e o subjetivo nos relatos. 4. Narrativas biográficas. 4.1. As marcas sociais nos relatos individuais. 3.5. O trato com os dados brutos (narrativas) e sua transformação em material acadêmico. 3.6. Transcrição e transcriação.