Santana, Marcos Jorge Almeida

Abiko, Alex Kenya

Escola Politécnica [EP]

engenharia civil

análise espacial urbana habitação popular projetos materiais de construção

Este trabalho apresenta uma metodologia para seleção de tecnologias apropriadas para provimento de bens e serviços habitacionais em áreas peri-urbanas. A metodologia baseia-se em avaliações de projetos de saneamento ambiental em nove bairros de salvador. O método visa contribuir para o estabelecimento de diretrizes e de mecanismos para melhorar as condições habitacionais da população de baixa-renda com a participação da própria comunidade no processo de seleção, instalação e manutenção de bens e serviços habitacionais. A tese implica em uma modificação da pratica atual de implantação de ações que envolvem governo, técnicos e comunidade. A metodologia e constituída de eventos encadeados cronologicamente com estágios iterativos que são agrupados em fases e etapas de características distintas, nas quais são identificadas as diversas situações problema de uma determinada comunica de. Um comitê gestor conjunto e, nesta tese, o agente, fundamental, processador de desenvolvimento habitacional comunitário. A integração dos diversos agentes, modificando linguagens condutas e valores amplamente arraigados, possibilitara a definição de ações mais consentâneas com a realidade local para transformação da situação existente.

SANTANA, Marcos Jorge Almeida; ABIKO, Alex Kenya. >Metodologia para seleção de tecnologias apropriadas para provimento de bens e serviços habitacionais em áreas peri-urbanas. 1995.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.