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Baixa Renda

Autor(a):

Crescitelli, Edson;Silva, Sergio Souza

Autor(a) USP:

Crescitelli, Edson

Ano de publicação:

2015

Unidade USP:

Faculdade de Economia Administração e Contabilidade [FEA]

Assuntos:

marketing de relacionamento; segmentação de mercado; varejo; eletrodoméstico

Palavras-chave do autor:

marketing de relacionamento, segmento de baixa renda e varejo

Resumo:

Este estudo tem como objetivo principal identificar se, no varejo de eletrodomésticos, o marketing de relacionamento é utilizado como ferramenta para gerir segmentos de baixa renda da população. O objetivo secundário é investigar em quais parâmetros ocorrem as ações de relacionamento nesse setor: como é feita a segmentação da base de clientes; a ativação desses segmentos por meio de ações dirigidas; o papel do banco de dados; a gestão das informações sobre os clientes e das ações de relacionamento. O trabalho discorre acerca da relevância acadêmica e dos desafios de compreender o consumo da população de baixa renda; apresenta a importância do mercado de eletrodomésticos como elemento do objeto de pesquisa e comenta as práticas do marketing de relacionamento (MR) como diferencial competitivo. Ainda a respeito do MR, apresenta o desafio de implantar programas do CRM para abordar as camadas populares. As unidades de análises definidas foram as bandeiras de varejo de eletrodomésticos que atendem a população de baixa renda e atuam no estado de São Paulo. A técnica utilizada para essa investigação foi o estudo de caso. As considerações finais apontam as barreiras de implantar o MR no segmento de baixa renda e indicam que, nas empresas pesquisadas, o MR ainda se encontra em um estágio inicial devido às dificuldades de micros segmentação, contatos pontuais e abordagens pouco personalizadas tanto na ativação dos segmentos, quanto nos canais de resposta.

ABNT:

CRESCITELLI, Edson; SILVA, Sergio Souza. Marketing de relacionamento para o público de baixa renda: estudo exploratório no varejo de eletrodomésticos. Revista de Administração da UNIMEP, Piracicaba, v. 13, n. 3, p. 28-54, 2015. Disponível em: < http://www.raunimep.com.br/ojs/index.php/regen/article/view/646/637 > DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v13n3p28-54.