ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Barrera, Sylvia Domingos

Orientador(a):

Maluf, Maria Regina

Ano de publicação:

2000

Unidade USP:

Instituto de Psicologia [IP]

Assuntos:

desenvolvimento da linguagem (psicologia); leitura; linguagem (psicologia); alfabetização; linguagem escrita; consciência fonológica

Resumo:

A pesquisa teve como objetivo investigar qual a influência da variação lingüística e da consciência metalingüística na aquisição da linguagem escrita. O termo variação lingüística refere-se à distância da fala da criança em relação à norma padrão, utilizada na escola. Consciência metalingüística refere-se à capacidade de refletir sobre a estrutura da linguagem, envolvendo habilidades de análise fonológica, lexical e sintática. A hipótese principal que norteou a pesquisa foi de que as habilidades metalingüísticas desempenhariam um papel facilitador na aquisição da linguagem escrita, enquanto a variação lingüística a dificultaria. Participaram da pesquisa 65 alunos da 1ª série de uma escola pública da periferia do município de São Paulo. Os instrumentos utilizados para a avaliação dos níveis de variação lingüística e consciência metalingüística foram construídos e aplicados pela pesquisadora no início do ano escolar. As provas para avaliar os níveis de aquisição da leitura e escrita foram elaboradas e aplicadas pela pesquisadora no início e final do ano letivo. Os resultados da análise estatística mostraram correlações positivas e bastante significativas dos níveis iniciais de consciência fonológica esintática com o desempenho final nas provas de leitura e escrita. A consciência lexical mostrou-se significativamente correlacionada apenas com o nível de leitura obtido no final do ano. Os níveis de variação lingüística tenderam a correlacionar negativamente com os desempenhos em leitura e escrita, porém apenas a correlação com o resultados final em leitura foi significativa. Foi possível concluir que os alunos que apresentaram melhor desempenho em leitura e escrita no final do ano foram aqueles que iniciaram processo de alfabetização com níveis mais avançados de habilidades metalingüísticas e níveis mais baixos de variação lingüística.

ABNT:

BARRERA, Sylvia Domingos; MALUF, Maria Regina. Linguagem oral e alfabetização: um estudo sobre a variação lingüística e consciência metalingüística em crianças da 1º série do ensino fundamental. 2000.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.