ACESSAR O MATERIAL TAGS

Comunidade Urbana, Educação Popular, Projeto Social, Violência Urbana, Vulnerabilidade

Autor(a):

Lopes, Roseli Esquerdo;Adorno, Rubens de Camargo Ferreira;Malfitano, Ana Paula Serrata;Takeiti, Beatriz Akemi;Silva, Carla Regina;Borba, Patrícia Leme de Oliveira

Autor(a) USP:

Adorno, Rubens de Camargo Ferreira

Ano de publicação:

2008

Unidade USP:

Faculdade de Saúde Pública [FSP]

Assuntos:

adolescentes; pobreza; violência (sociologia); cidadania (desenvolvimento social)

Palavras-chave do autor:

juventude pobre urbana; violência; cidadania

Resumo:

Este trabalho problematiza, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, formas de enfrentamento à violência a que estão submetidos adolescentes e jovens de grupos populares urbanos no Brasil. Considera-se a violência como um fenômeno complexo de grande relevância para diversas instâncias sociais. A vulnerabilidade daqueles adolescentes e jovens, expressa por inúmeros índices relacionados à violência, tem alcançado patamares alarmantes no nosso país, num contexto de políticas públicas que são, em grande parte, insuficientes, fragmentadas e/ou inadequadas. Assim, apresenta-se o relato e a análise de uma intervenção social calcada na educação e na defesa dos direitos decorrentes da cidadania, para adolescentes e jovens vulneráveis socialmente, tomando-se como referência uma região composta por bairros pobres e carentes de infra-estrutura social numa cidade média do interior do estado de São Paulo. Trabalhou-se em diferentes projetos com ações pautadas na abordagem interdisciplinar, por meio de três eixos bases: Violência Escolar; Violência Urbana; e Violação de Direitos e Comunidade. Os resultados alcançados refletem elaborações coletivas acerca das ações destinadas aos jovens de grupos populares urbanos e suas alternativas, buscando produzir estratégias de enfrentamento dessas questões em espaços públicos, desde a instituição escolar historicamente constituída para essa população, assim como as instituições mais recentes que respondem à lógica contraditória e complexa da assistência ao direito. Cria-se, portanto, subsídios para políticas públicas cujo impacto se dê na direção de promover a diminuição da desigualdade, da discriminação e da violência a que está sujeita a maioria dos adolescentes e jovens no Brasil.

ABNT:

LOPES, Roseli Esquerdo; ADORNO, Rubens de Camargo Ferreira; MALFITANO, Ana Paula Serrata; et al. Juventude pobre, violência e cidadania. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 3, p. , 2008. DOI: 10.1590/s0104-12902008000300008.