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Educação Popular

Autor(a):

Soares, Cassia Baldini;Campos, Célia Maria Sivalli;Leite, Adriana de Souza;Souza, Cristina Lourdes Leite de

Autor(a) USP:

Soares, Cassia Baldini;Campos, Célia Maria Sivalli

Ano de publicação:

2009

Unidade USP:

Escola de Enfermagem [EE]

Assuntos:

saúde pública; drogas de abuso; jovens; recursos humanos (capacitação)

Palavras-chave do autor:

juventude; consumo de drogas; educação; saúde coletiva

Resumo:

O objeto deste estudo é a oficina de instrumentalização de trabalhadores de instituições sociais que trabalham com jovens, para compreender o consumo contemporâneo de drogas. Partiu-se do pressuposto de que a abordagem da temática na perspectiva da Saúde Coletiva, ou seja, a partir da compreensão estrutural da produção, distribuição e consumo contemporâneo de drogas, poderia aperfeiçoar o trabalho nessas instituições. O objetivo foi verificar a efetividade da oficina como instrumento do processo educativo. A metodologia consistiu na realização sistemática de oficinas com base no arcabouço teórico-metodológico da teoria histórico-crítica. A participação evoluiu qualitativamente, mostrando que os saberes identificados com os do senso comum inicialmente trazidos pelos trabalhadores evoluíram para uma compreensão das raízes do consumo prejudicial de drogas e para a superação de práticas reiterativas que retroalimentam mitos, preconceitos e estereótipos a respeito do usuário, bem como a respeito do poder e dos efeitos das drogas.

ABNT:

SOARES, Cassia Baldini; CAMPOS, Célia Maria Sivalli; LEITE, Adriana de Souza; SOUZA, Cristina Lourdes Leite de. Juventude e consumo de drogas: oficinas de instrumentalização de trabalhadores de instituições sociais, na perspectiva da saúde coletiva. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, Unesp, v. 13, n. ja-mar.2009, p. 189-199, 2009. DOI: 10.1590/s1414-32832009000100016.