Escola de Artes Ciências e Humanidades [EACH]

Mudança Social e Participação Política

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Juliana Pedreschi Rodrigues

A disciplina tem como objetivo investigar os elementos históricos da Pedagogia Social (área do conhecimento já consolidada em vários países) e a emergência da Educação Social a partir de sua relação com práticas realizadas no campo da educação não formal e sua relação com ações educacionais no âmbito dos movimentos sociais na América Latina e países Iberoamericanos. Pretende-se fazer a aproximação da teoria e dos conceitos com a prática profissional de educadores no campo da educação não formal, de educadores sociais, lideranças comunitárias que atuam no setor público, privado e no terceiro setor e/ou se relacionam diretamente com o cotidiano dos movimentos sociais. Pretende-se, ainda, investigar e analisar a educação social, em diferentes formas de intervenção comunitária, a sua contribuição para o desenvolvimento local, o papel que o educador social vem realizando no Brasil, bem como os espaços que vem ocupando.

A disciplina se justifica diante da necessidade de conhecer e debater a relação entre a teoria e as práticas de educadores sociais no âmbito dos movimentos sociais contemporâneos, em razão dos recentes debates sobre a regulamentação profissional nessa área e sobre os princípios que balizarão a formação técnica e superior, além de oportunizar a discussão e produção de conhecimento em uma área ainda pouco investigada no Brasil.

1. Histórico e contextualização sociocultural da Educação Social. 2. Educação social e educação não formal: fundamentos teóricos e conceituais e aspectos da prática profissional. 3. Histórico, caracterização e gênese dos movimentos sociais na América Latina e países Iberoamericanos. 4. Educação social e debates sobre regulamentação profissional e formação técnica e/ou superior. 5. Educação social, animação sociocultural e aspectos da intervenção sociocomunitária.