Graduação
Introdução à etnomusicologia
Nível de ensino:
Graduação
Unidade USP:
Escola de Comunicações e Artes [ECA]
Departamento:
Música
Docente(s) responsável(is):
Marcos Camara de Castro, ,
Objetivos:
Estudo da diversidade musical através do texto e do contexto em que se inserem as diferentes tradições. Visando uma preparação mais realista do aluno, a etnomusicologia pode ser entendida como uma antropologia musical, e não se restringe ao estudo das manifestações musicais de tribos indígenas ou práticas afro-brasileiras. A moderna etnomusicologia estuda a música em seu contexto: tanto o rap da periferia, o funk, como também os nichos onde se desenvolvem atividades musicais bem mais próximas à realidade urbana neoliberal. Que figuração social produz cada gênero musical? Quais as relações de interdependência? O que leva indivíduos a fazerem parte desta ou daquela fraternidade musical? Quais os mecanismos de auto coerção que se transformam numa segunda natureza inquestionável? São reflexões principalmente da História Cultural, da Sociologia e da Antropologia, inseridas no universo musical.
Programa:
introdução à História Oral, História Cultural, Sociologia e Antropologia; indústria da cultura e produções independentes; organização e transmissão de conhecimentos musicais; crítica do etnocentrismo; hibridação; tradições não-grafocêntricas; redes culturais; Etnomusicologia na Pedagogia Musical. Introdução ao curso (Elementos de História Cultural, História Oral, Sociologia e Antropologia); Pesquisa de tradições musicais do mundo; A organização sonora de cada grupo cultural e a maneira pela qual se transmitem tais conhecimentos; Contextualização e aplicação de métodos de ensino e aprendizagem empregados por diferentes sociedades; Crítica do etnocentrismo e estudo da interculturalidade; Estudo de tradições musicais não grafocêntricas; Estudo da rede de costumes, ritos, crenças que estão por trás de cada tradição musical, sem a predominância do valor artístico sobre o cultural; Reconstrução de repertórios para convertê-los em algo vivo; Criar pontes entre a etnomusicologia e os sistemas pedagógico-musicais no âmbito escolar; Estudo dos vocabulários específicos.