ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto [FFCLRP]

Área de concentração:

Psicologia em Saúde e Desenvolvimento Psicologia: processos culturais e subjetivação

Departamento:

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Docente(s) responsável(is):

Marina Rezende Bazon

Objetivos:

Oferecer aos alunos a oportunidade de estudar e refletir sobre a relação entre pesquisa, produção de conhecimento e intervenção, concernindo populações consideradas em situação de risco pessoal e social, dentro de uma abordagem desenvolvimentista. Assim, buscar-se-á criar condições para que eles: a) delineiem e articulem aspectos psicossociais envolvidos em dinâmicas (sob intervenção ou demandando por) que propiciam ou dificultam o desenvolvimento humano/social; b) analisem aspectos conceituais e metodológicos de pesquisas correlacionadas a programas de intervenção na área, bem como seus resultados.

Justificativa:

Tendo em vista os avanços científicos e a notável produção de conhecimento no campo da Psicologia em geral, cabe dizer que a articulação entre o saber e o fazer (numa dialética entre ciência e tecnologia) se impõe, agora, e consiste em uma tarefa de grande monta. Neste contexto, é possível dizer que a relação entre pesquisa e intervenção também pode/deve ser tratada cientificamente, sendo esta um problema, ou melhor, um desafio que se coloca de maneira especial àqueles que se interessam pela a área em que se implementam ações voltadas às populações vivendo em situações sociais particularmente adversas, em que questões de direitos e desenvolvimento humanos coincidem.

Programa:

Esta disciplina pretende, num primeiro momento, situar historicamente o conceito de infância/adolescência em situação de risco psicossocial e, em seguida, introduzir o tema das intervenções implementadas na área, acopladas a projetos de pesquisas, discutindo a metodologia empregada nestas duas dimensões, ou seja, o delineamento de pesquisas em intervenção preventiva, e os métodos utilizados para a avaliação dos resultados. 1. Infância e adolescência e programas de atendimento: perspectivas históricas; 2. Infância e adolescência em situação de risco psicossocial e pesquisas; 3. Pesquisa em intervenção preventiva: conceitos e delineamento; 4. Avaliação de programas de intervenção e pesquisas avaliativas.