ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Alves, Luis Augusto

Orientador(a):

Henriques, Vera Bohomoletz

Ano de publicação:

2004

Assuntos:

física (estudo e ensino); termodinâmica (estudo e ensino)

Resumo:

Nosso trabalho desenvolveu-se a partir da crença no potencial criativo, intuitivo e na vontade de aprender de nossos alunos (vontade que nem sempre somos capazes de incentivar ou reconhecer). Trata-se de uma proposta de prática pedagógica, que temos levado às salas de aula na Rede Pública Estadual na periferia de São Paulo nos últimos cinco anos: na qual os alunos ocupam lugar de destaque, pois em todas as ações eles são agentes de sua aprendizagem. Respeitamos e estimulamos suas curiosidades, suas iniciativas e os convidamos a aventura da busca pelo conhecimento. Nossa proposta tem uma dimensão teórica na qual através de um "fio condutor" das idéias procuramos apresentar aos alunos a termodinâmica. Este "fio condutor" neste caso é : a primeira lei (a conservação da energia), a segunda lei (a entropia) e a visão microscópica a partir do qual buscamos compreender os fenômenos térmicos. A outra dimensão é a da prática de sala de aula, na qual nos empenhamos em alcançar nossos objetivos, o principal deles a aprendizagem significativa e generalizada, para o aluno fazer uso do conhecimento independente do contexto. Nossa prática de sala de aula apóia-se no pensamento de Paulo Freire e de L. S. Vigotski dos quais colhemos ensinamentos que norteiam a opção pela criação de um ambiente de aprendizagem coletiva. Para este ambiente de aprendizado coletivo utilizamos algumas estratégias de ação pedagógica com destaque para: as aulas-trabalho (em pequenos grupos os alunos constroem experimentos simples qualitativos e realizam discussões a luz da teoria térmica); trabalhos de pesquisa (oportunidade para ensinar o aluno a estudar); o trabalho com textos (estimula a leitura e coloca a ciência como componente da cultura humana). Apresentamos ainda o potencial que esta prática possui para se acompanhar o desenvolvimento do curso através da análise dos relatórios das aulas-trabalho (Continuação) (avaliação do curso e do desenvolvimento dos alunos). E também o potencial que reconhecemos para acompanhar o processo de formação conceitual dos alunos através da fala deles mesmos dentro de nossas aulas, para tanto recorremos ao pensamento de Vigotski e seguidores.

ABNT:

ALVES, Luis Augusto; HENRIQUES, Vera Bohomoletz. Interações coletivas aumentam a entropia e o conhecimento. 2004.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.