Artigo de periódico
Interação na sala de aula: possibilidades de abordagens
Autor(a):
Silva, Luiz Antonio da;Ramos, Rosana Ribeiro;Barzotto, Valdir Heitor
Autor(a) USP:
Silva, Luiz Antonio da;Barzotto, Valdir Heitor
Ano de publicação:
2010
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
interação professor aluno; argumentação
Palavras-chave do autor:
parasitoses intestinais, saúde e ambiente, saúde coletiva
Resumo:
O objetivo deste trabalho é investigar a existência (ou não) de um espaço em sala de aula favorável à prática da argumentação, em situações específicas de conflito na interação professor-aluno. Sendo a interação mediada pela linguagem, interessa investigar como os sentidos constituídos por meio da linguagem influenciam os sujeitos envolvidos, colaborando ou não para suas ações em direção à prática do discurso argumentativo. O método de investigação consiste de observações de aulas ministradas a uma classe de 3 o ano do Ensino Médio, em escola pública da periferia do município de São Paulo. As análises são fundamentadas nas contribuições da Análise da Conversação, da Teoria da Argumentação e da Análise do Discurso. Os resultados mostram que o espaço em sala de aula que privilegie a argumentação não chega a ser efetivo. Há um caminho a ser percorrido no que diz respeito à compreensão dos seguintes aspectos: as concepções de linguagem; o processo interacional; o discurso, seu contexto mais amplo de produção e os efeitos possíveis de serem constituídos; o conflito; e a arte de argumentar em situações específicas de conflito, de maneira que tal compreensão se reverta em ações cujos efeitos possam transformar a realidade enfrentada na interação professor-aluno.
ABNT:
SILVA, Luiz Antonio da; RAMOS, Rosana Ribeiro; BARZOTTO, Valdir Heitor. Interação na sala de aula: possibilidades de abordagens. Entretextos, Londrina, v. 10, n. ja/ju 2010, p. 176-201, 2010. Disponível em: < http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/5494/5049 >.