ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Graduação

Unidade USP:

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto [EERP]

Departamento:

Enf Materno-infantil e Saúde Pública

Docente(s) responsável(is):

Débora Falleiros de Mello, Flávia Azevedo Gomes-sponholz, Ricardo Alexandre Arcêncio, Susana Segura Muñoz

Objetivos:

identificar as necessidades de saúde individuais e coletivas para o cuidado de enfermagem à criança, ao adolescente, à mulher e ao adulto; - identificar problemas de saúde, discutir os planos de cuidado e propor intervenções nas dimensões biológica, psicológica e sociocultural, no contexto da atenção primária à saúde; - reconhecer aspectos iniciais e básicos da organização/gestão do cuidado, da enfermagem e dos serviços de saúde no contexto da atenção primária à saúde; - identificar as ações de vigilância em saúde no contexto da Atenção Primária à Saúde no Brasil.

Programa:

Saberes Cognitivos: - Cuidado à criança e ao adolescente, tendo por fundamento os princípios do Sistema Único de Saúde e os atributos da Atenção Primária em Saúde. - Ações prioritárias de atenção integral à saúde da criança e adolescente, fundamentadas nas políticas públicas de saúde, com foco no acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento, aleitamento materno e alimentação saudável, imunização, doenças prevalentes na infância, prevenção de acidentes e violência na infância. - Perfil epidemiológico das mulheres brasileiras, situação de saúde das mulheres brasileiras; prioridades de saúde das mulheres brasileiras, formas de adoecimento e morte das mulheres brasileiras; situação de violência contra mulheres no Brasil. - Políticas públicas de atenção à saúde da mulher. - Aleitamento materno: políticas de incentivo, promoção e apoio, vantagens do AM, situação atual da amamentação e da alimentação complementar no Brasil, evolução dos indicadores de aleitamento materno; grupos populacionais vulneráveis à interrupção do aleitamento materno e práticas alimentares saudáveis. - Planejamento familiar: direitos reprodutivos, educação em saúde reprodutiva; métodos de aconselhamento para as mulheres/casais, métodos contraceptivos: função, eficácia, vantagens, desvantagens e indicação para uso. - Vigilância em saúde enquanto modelo tecnológico da organização do processo de trabalho do enfermeiro nos serviços de saúde e territórios. - Vigilância em saúde das condições crônicas transmissíveis e não transmissíveis no contexto da Atenção Primária à Saúde no Brasil. - Aspectos básicos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e indicadores epidemiológicos. - Ações da Vigilância em Saúde na Atenção Básica, considerando as doenças negligenciadas – dengue, hanseníase, tuberculose, zika e chikungunya. - Organização dos serviços de saúde para o cuidado individual e coletivo da dengue. Atividades das divisões de controle de vetores na comunidade. Protocolo de atenção ao paciente com suspeita ou confirmação de dengue. Ações da Atenção Básica. - Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Determinantes sociais da ocorrência da tuberculose no Brasil e os modelos de atenção à saúde. Protocolo de atenção de caso suspeito ou confirmado de tuberculose do Ministério de Saúde. Bases fisiopatológicas da tuberculose, cadeia de transmissão e aspectos básicos do diagnóstico e do tratamento. Ações no Tratamento Diretamente Observado (TDO). - Protocolo da atenção para hanseníase do Ministério de Saúde. Ações da Atenção Básica no Programa de Controle de Hanseníase. Bases fisiopatológicas da hanseníase, modos de transmissão e aspectos básicos do diagnóstico e do tratamento de acordo com o protocolo de atenção do Ministério da Saúde. Ações da Vigilância Epidemiológica para pacientes com hanseníase: Busca ativa de casos sintomáticos, suspeitos e comunicantes. Atuação do enfermeiro no Programa de Controle de Hanseníase: Consulta de enfermagem. Conduta na farmacovigilância, educação em saúde. Articulação das ações no âmbito da Vigilância em Saúde. - Protocolo da atenção primária à saúde das doenças crônicas - Diabetes e Hipertensão Arterial. Saberes Procedimentais: - Avaliar o crescimento e desenvolvimento infantil, com verificação de sinais vitais, realização de antropometria infantil, utilização de gráficos ponderoestatural, exame físico do recém-nascido e da criança. - Avaliar as habilidades de desenvolvimento do recém-nascido e da criança. - Avaliar a situação vacinal da criança e do adolescente. - Identificar a alimentação do bebê ou da criança, tendo por referência as recomendações das políticas públicas de atenção à saúde da criança. - Orientar mães e familiares sobre a prevenção de doenças prevalentes na infância, de acordo com sinais e sintomas dos problemas respiratórios, diarreia aguda desidratação, problemas de ouvido e anemia ferropriva. - Identificar e intervir em situações no domicílio, que favoreçam acidentes, com ênfase na prevenção de quedas, queimaduras, ingesta de medicamentos e substâncias, afogamento, e de agravos na infância, observando e orientando sobre aspectos de ventilação, iluminação, uso de cigarros dentro de casa, condições de higiene e de entulhos. - Identificar situações vulneráveis para a saúde da criança e do adolescente e conhecer o fluxo de atendimento da criança na rede social de serviços e instituições locais. - Realizar registro de enfermagem nos prontuários, sobre os atendimentos/visitas domiciliares realizadas à criança. - Utilizar os conhecimentos sobre as políticas públicas de saúde da mulher para orientar, atuar e intervirno cuidado à mulher no ciclo vital, na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e no aconselhamento em contracepção. - Avaliar situações de saúde da mulher no ciclo vital que estejam permeadas pela desigualdade de gênero por meio de entrevista com a mulher, observação e comunicação interpessoal. - Identificar e orientar a mulher ou o casal sobre a utilização de métodos contraceptivos. - Avaliar o potencial da mulher para a amamentação e conhecer suas necessidades para iniciar e manter a amamentação. - Aprimorar as habilidades de comunicação para realizar o aconselhamento às mães que pretendem amamentar ou estão amamentando. - Observar uma mamada e intervir em situações de má condução da mamada com enfoque na nutriz e no recém-nascido. - Compreender aspectos básicos do SINAN, o significado da notificação dos agravos e a notificação compulsória. - Avaliar as ações na Atenção Primária para o cuidado do paciente com dengue, de acordo com o Protocolo de Atenção do Ministério de Saúde, com a classificação de risco do paciente com dengue. - Utilizar instrumentos da atenção básica que direcionam as atividades no marco da vigilância em saúde: notificação compulsória, pedidos de exame, cartão acompanhamento do paciente. - Treinar procedimentos básicos realizados na atenção básica de acordo com o Protocolo de Atenção do Ministério da Saúde (prova do laço e micro-hematócrito). - Acompanhar as visitas junto à Divisão de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos, dirigidas ao controle vetorial do mosquito Aedes aegypti. - Conhecer o fluxograma de atendimento de caso suspeito e identificado de tuberculose. - Utilizar instrumentos da atenção básica que direcionam as atividades no marco da vigilância em saúde: notificação compulsória, pedidos de exames auxiliares e confirmatórios para diagnóstico da tuberculose, ficha de acompanhamento do TDO. - Acompanhar os profissionais do serviço de saúde na busca ativa de sintomáticos respiratórios, de comunicantes, de faltosos e identificar fatores de risco ambiental e social. - Orientar usuários do serviço de saúde para o exame de baciloscopia e teste molecular rápido. - Realizar visita in loco para entender a dinâmica do Programa de Controle da Tuberculose, suas tecnologias e insumos, sistema de registro e informação. - Conhecer medidas de segurança do paciente e do trabalhador de saúde, prevenindo assim a transmissão da tuberculose (medidas de gestão e de redução de risco ambiental). - Realizar visita domiciliar para pacientes/família em tratamento, com objetivo de entender a estratégia do TDO, fazer busca ativa de comunicantes e sintomáticos respiratórios, avaliar situação de risco. - Desenvolver atividade de educação em saúde em sala de espera da área programática e do pronto atendimento. - Compreender as ações traçadas pelo Programa de Controle e Eliminação da Hanseníase. - Avaliar na atenção primária, os cuidados com o paciente com hanseníase: busca ativa; consultas com suspeitos diagnósticos; de acompanhamento de casos diagnosticados e de seus comunicantes. - Acompanhar consultas de enfermagem: antecedentes pessoais e familiares; condições de vida; exame dermatoneurológico; exame físico; identificação das manifestações do quadro clínico: lesões cutâneas anestésicas; distúrbios neuríticos; comprometimento das mucosas: nasal, oral, orolaríngea, ocular e visceral; idenficação dos problemas de enfermagem; identificação dos comunicantes; identificação das formas clínicas: indeterminada; tuberculóide; virchoviana; dimorfa; observar os graus de incapacidade detectados pelo exame da função neural; conhecimento dos instrumentos de avaliação do estado individual, através da observação do uso dos monofilamentos de SemmesWeinstein; orientações sobre os cuidados individuais sobre a pele lesada, a partir de procedimentos cotidianos. - Identificar a importância da interrupção precoce da cadeia de transmissão dos casos de hanseníase, através das ações de busca ativa dos suspeitos e comunicantes. - Conhecer os cuidados corporais necessários para a proteção da pessoa com hanseníase. - Conhecer as doenças de notificação compulsória e conhecer o procedimento de realizá-la. Saberes Atitudinais: - Demonstrar atitude proativa para o cuidado de enfermagem à criança, à mulher e suas famílias (atitude crítico-reflexiva, motivação e curiosidade para buscar e ampliar o conhecimento). - Demonstrar habilidades de comunicação na interação com a criança, com o adolescente, com mulheres e suas famílias e equipe de saúde. - Demonstrar respeito nas interações com a criança, o adolescente, mulher e suas famílias, e equipe de saúde. - Refletir sobre seu aprendizado e sua inserção na formação acadêmica e sobre a sua prática profissional. - Agir de forma a respeitar os princípios éticos no cuidado da criança, do adolescente, da mulher e sua família. - Atuar como construtor do conhecimento em grupo, sendo ativo e participativo no processo ensino-aprendizagem, responsabilizando-se pelas atividades propostas. - Desenvolver cooperação e responsabilidade entre os atores sociais: alunos, professores, usuários, membros da equipe e comunidade. - Estar sensibilizado para reconhecer, nas mulheres, necessidades baseadas nas relações de gênero. - Exercer a prática clínica a partir de uma percepção ampliada da mulher de seu contexto de vida, do momento em que apresenta determinada demanda, assim como sua singularidade e de sua condição enquanto sujeito capaz e responsável por suas escolhas. - Apresentar postura interessada, buscando informações junto à equipe do serviço de saúde. - Significar as doenças negligenciadas (tuberculose, hanseníase e dengue) no que tange às competências curriculares do enfermeiro e no planejamento e programação das ações e de serviços de saúde nos territórios. - Mostrar compromisso ético e identificar a responsabilidade social do enfermeiro no enfrentamento das doenças negligenciadas. Método de ensino: Aula expositiva dialogada, discussão em grupo, atividades teórico-práticas em laboratórios e em serviços de saúde, estudos dirigidos, trabalhos individuais e estudos de caso.