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Nível de ensino:

Graduação

Unidade USP:

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto [EERP]

Departamento:

Interdepartamentais da EERP

Docente(s) responsável(is):

Ana Carolina Guidorizzi Zanetti, Jacqueline de Souza, Marta Angélica Iossi Silva, Rosangela Andrade Aukar de Camargo,

Objetivos:

Promover oportunidades de aprendizado significativo introdutório aos estudantes do primeiro ano do Curso, contribuindo para a formação do(a) enfermeiro(a) nas áreas de competência do cuidado integral à saúde com foco na identificação de necessidades individuais e coletivas e em conhecimentos introdutórios sobre promoção da saúde, promoção da saúde mental e organização do cuidado no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS).

Programa:

Saberes Cognitivos: - Necessidades de Saúde na perspectiva da Integralidade da Saúde; - Territorialização: equipamentos sociais; lideranças da comunidade; perfil demográfico, sócio sanitário e epidemiológico da área de abrangência; características ambientais do território; dinâmica social do território; - Visita domiciliar: conceito; finalidade; planejamento e aspectos éticos; - Estratégia de Saúde da Família; Estratégia Agentes Comunitários de Saúde; Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF) como dispositivos da APS constituinte do SUS; - Promoção da Saúde e promoção da saúde mental no contexto da APS; - Conceitos de família, avaliação e identificação das potencialidades e necessidades da Família, Genograma e Ecomapa; - Estabelecimento de vínculo com as famílias; necessidades psicossociais no âmbito da APS; - Noções de biossegurança aplicadas à APS; - Comunicação e entrevista em saúde, relacionamento interpessoal, observação, escuta; - Processo de trabalho em saúde e trabalho em equipe e equipe de enfermagem; Saberes Procedimentais: - Reconhece o território como espaço do trabalho em saúde: fluxo de pessoas, relações estabelecidas entre grupos sociais, equipamentos sociais, conhecimentos sobre informação em saúde, território, família, equipe de saúde e inicia etapas preliminares do diagnóstico comunitário; - Inicia o desenvolvimento de intervenção em saúde de caráter coletivo: atividades de educação em saúde - Inicia reconhecimento do processo de trabalho em saúde; - Coleta dados em prontuários e sistemas de informação; - Inicia o processo de articulação e comunicação com membros da equipe de saúde e com usuários do serviço - Realiza visita domiciliar; - Desenvolve habilidade de comunicação, observação, escuta, estabelecimento de vínculo e relação respeitosa/ética com os colegas da turma, professores, profissionais de saúde e usuários do serviço de saúde - Realiza entrevista sistematizada, no domicílio visando a construção de história de vida das famílias, a partir da elaboração de questões pertinentes relacionadas às dimensões bio-psicológicas e sócio-espirituais - Identifica necessidades psicossociais e de saúde (individual e coletiva); coleta dados com membros das famílias visitadas; - Elabora o genograma e ecomapa das famílias visitadas; - Inicia, a partir da identificação das necessidades psicossociais e de saúde, indicações de ações para promoção da saúde e saúde mental e para o cuidado das famílias; - Realiza pesquisa bibliográfica em base de dados; - Realiza anotações de enfermagem sobre as visitas nos prontuários de família (observando os quesitos: clareza, síntese, ortografia, concordância e linguagem científica), respeita aspectos legais e de organização do prontuário para o planejamento e continuidade do cuidado; Saberes Atitudinais: - Reflete sobre si mesmo, sobre sua prática profissional; - Age respeitando os princípios éticos; - Age como sujeito ativo do processo ensino-aprendizagem; - Atua como construtor do conhecimento em grupo, sendo participativo no processo ensino-aprendizagem e responsabilizando-se pela execução das atividades propostas; - Desenvolve cooperação e responsabilidade junto aos atores sociais: alunos, professores, usuários, membros da equipe e comunidade. Método de Ensino: Os cenários de aprendizagem são sala de aula, ambiente virtual de aprendizagem (e-Disciplinas USP), Laboratórios de Prática Profissional (LPPs) e imersões em unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF). As estratégias de ensino são aulas expositivas dialogadas, discussões e atividades grupais, atividades no e-Disciplinas USP, estudos de caso, simulações nos laboratórios de prática profissional e seminários. Nas imersões os alunos são estimulados a aplicar os saberes cognitivos e a refletir criticamente sobre a realidade e dinâmica do território, das famílias, da prática profissional do enfermeiro e dos Agentes Comunitários de Saúde na Atenção Primária à Saúde.