Graduação
Integralidade do cuidado em saúde I
Nível de ensino:
Graduação
Unidade USP:
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto [EERP]
Departamento:
Interdepartamentais da EERP
Docente(s) responsável(is):
Ana Carolina Guidorizzi Zanetti, Jacqueline de Souza, Marta Angélica Iossi Silva, Rosangela Andrade Aukar de Camargo
Objetivos:
Promover oportunidades de aprendizado significativo introdutórios no primeiro ano do Curso, contribuindo com a formação do(a) enfermeiro(a) nas áreas de competência do cuidado integral às necessidades individuais e coletivas, conhecimentos introdutórios sobre saúde mental na atenção primária, bem como a organização do cuidado no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS).
Programa:
Saberes Cognitivos: • Necessidades de Saúde na perspectiva da Integralidade da Saúde; • Territorialização: equipamentos sociais; lideranças da comunidade; perfil demográfico, sócio sanitário e epidemiológico da área de abrangência; características ambientais do território; dinâmica social do território; • Visita domiciliar: conceito; finalidade; planejamento e aspectos éticos; • Estratégia de Saúde da Família; Estratégia Agentes Comunitários de Saúde; Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF) como dispositivos da APS constituinte do SUS. • Promoção da Saúde e promoção da saúde mental no contexto da APS; • Conceitos de família, avaliação e identificação das potencialidades e necessidades da Família, Genograma e Ecomapa. • Estabelecimento de vínculo com as famílias; necessidades psicossociais e de saúde mental no âmbito da APS. • Noções de biossegurança aplicadas à APS; • Comunicação em saúde, relacionamento interpessoal, entrevista em saúde, observação, escuta; • Processo de trabalho em saúde e trabalho em equipe e equipe de enfermagem. Saberes Procedimentais Introdutórios: • Reconhece o território como espaço do trabalho em saúde: fluxo de pessoas, relações estabelecidas entre grupos sociais, equipamentos sociais, conhecimentos sobre informação em saúde, território, família, equipe de saúde e inicia etapas preliminares do diagnóstico comunitário • Inicia reconhecimento do processo de trabalho em saúde; • Coleta dados em prontuários e sistemas de informação; • Inicia o processo de articulação e comunicação com membros da equipe de saúde; • Realiza visita domiciliar; • Desenvolve habilidade de comunicação, observação, escuta, estabelecimento de vínculo e relação respeitosa/ética com os colegas da turma, professores, profissionais de saúde e usuários do serviço de saúde • Realiza entrevista sistematizada, no domicílio visando a construção de história de vida das famílias, a partir da elaboração de questões pertinentes relacionadas às dimensões bio-psicológicas e sócio-espirituais e elaboração do genograma e ecomapa; • Identifica necessidades psicossociais e de saúde (individual e coletiva); coleta dados com membros das famílias visitadas; • Inicia, a partir da identificação das necessidades psicossociais e de saúde, indicações de ações para o cuidado das famílias; • Realiza pesquisa bibliográfica em base de dados; • Inicia anotações de enfermagem sobre as visitas nos prontuários de família (clareza, síntese, ortografia, concordância) e linguagem científica, respeita aspectos legais e de organização do prontuário para o planejamento e continuidade do cuidado; • Inicia o desenvolvimento de intervenção em saúde de caráter coletivo: atividades de educação em saúde. Saberes Atitudinais Introdutórios: • Reflete sobre si mesmo, sobre sua prática profissional; • Age de forma a respeitar princípios éticos; • Age como sujeito ativo do processo ensino-aprendizagem. • Atua como construtor do conhecimento em grupo, sendo ativo, participativo no processo ensino-aprendizagem, responsabilizando-se pelas atividades propostas; • Desenvolve cooperação e responsabilidade entre os atores sociais: alunos, professores, usuários, membros da equipe e comunidade. Método de Ensino: Os cenários de aprendizagem são salas de aula, ambiente virtual de aprendizagem, laboratórios de prática profissional (LPP) e imersões em um Núcleo Saúde da Família (NSF). As estratégias de ensino utilizadas consistem em aulas expositivas dialogadas, discussões grupais, atividades no e-Disciplinas, estudos de caso, simulações nos laboratórios de prática profissional e seminários. Nas imersões os alunos são estimulados a aplicar os saberes cognitivos e a refletir criticamente sobre a realidade e dinâmica do território, das famílias, da prática profissional do enfermeiro e dos Agentes Comunitários de Saúde na APS.