Pós-Graduação
Infância, Experiência e Diferença
Nível de ensino:
Pós-Graduação
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Área de concentração:
Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças
Departamento:
Faculdade de Educação
Docente(s) responsável(is):
Anete Abramowicz
Objetivos:
- Propiciar aos estudantes elementos para compreender a infância em suas concepções analíticas; explorar as diferentes abordagens nas pesquisas educacionais no interior do campo teórico da filosofia da diferença, em especial Nietzsche, Gilles Deleuze, Michel Foucault e Giorgio Agamben. - compreender a noção de criança, infância no interior da analítica da filosofia da diferença. - compreender as múltiplas concepções de infância: como experiência (tempo e Agamben), e na sociologia da infância. - Compreender o que são diferenças: relações raciais, de gênero/sexualidade e relações etárias.
Justificativa:
Esta disciplina examina abordagens epistemológicas e metodológicas para pesquisas com crianças e com as infâncias. Pretende compreender a emergência da criança como conceito analítico no interior da paisagem científica ocidental, e suas mudanças. Conceitua-se crianças e infâncias a partir da abordagem da sociologia da infância e da filosofia das diferenças. A diferença é tomada como ferramenta conceitual na compreensão das relações raciais, de gênero/sexualidade e nas relações etárias.
Programa:
Concepção de criança e infância. História social da criança e da infância. Processos de socialização e subjetivação das crianças. Poder e infância. Infância e contemporaneidade. Sociologia da Infância. Diferença e educação infantil: as relações de gênero, sexualidade, raça e etnia. A criança negra.