ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto [FFCLRP]

Departamento:

Psicologia

Docente(s) responsável(is):

Ana Paula Soares da Silva, ,

Objetivos:

Formar o aluno para atuar com projetos de intervenção, orientados pela perspectiva histórico-cultural, que promovam o desenvolvimento da criança e tenham como foco a formação de educadores infantis de instituições públicas e/ou de movimentos sociais. Específicos: Possibilitar que o aluno-estagiário construa, por meio de sua atuação prática, o papel profissional do psicólogo na instituição educativa e/ou movimento social, no que se refere à atenção à infância. Formar o aluno para o trabalho com grupos formativos de educadores infantis, em contextos de instituições públicas e/ou movimentos sociais. Possibilitar ao aluno a vivência de situações interativas com as crianças. Realizar atividades de intervenção que contribuam para a melhoria da qualidade das relações estabelecidas com as crianças, entendidas sob a perspectiva do direito ao desenvolvimento integral. Contribuir para a promoção do desenvolvimento de educadores e de crianças, numa perspectiva dialogada com as demandas locais e pautada pelo respeito à experiência e à cultura construídas nas práticas desses grupos.

Programa:

Atuação do psicólogo, limites e possibilidades de sua intervenção institucional e/ou comunitária informada pela psicologia histórico-cultural. O adulto como agente educador da criança: possibilidades e limites no exercício desta função. Relações adulto-criança, criança-criança e adulto-adulto em contextos educativos. Construção da identidade de educador infantil Organização de ambientes e rotinas para o desenvolvimento de atividades individuais e grupais para as crianças. Planejamento, estruturação e avaliação de atividades formativas de educadores e de projetos desenvolvidos junto às crianças.