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Nível de ensino:

Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto [FFCLRP]

Departamento:

Psicologia

Docente(s) responsável(is):

Ana Paula Soares da Silva

Objetivos:

Geral: Formar o aluno para analisar criticamente as práticas de educação/cuidado de criança pequena de instituições públicas e/ou de movimentos sociais e propor um projeto de intervenção orientado por uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. Específicos: Formar os estagiários para a realização de um diagnóstico institucional em contextos de diversos do familiar, orientado pela Psicologia do Desenvolvimento e Educação Infantil. Permitir que o estagiário compreenda as possibilidades e limites de uma intervenção institucional e/ou comunitária pautada pelo Psicologia do Desenvolvimento, numa perspectiva histórico-cultural. Analisar as diferentes concepções de infância e suas articulações com as políticas públicas e as práticas educativas destinadas às crianças em instituições e/ou nos movimentos sociais. Favorecer a análise da história, funcionamento e dinâmica das instituições e/ou movimentos sociais assim como o desenvolvimento e objetivos das práticas de educação/cuidado destinadas às crianças no interior desses contextos. Avaliar criticamente o espaço, os papéis e as atividades oferecidos à infância em uma instituição e/ou movimento social.

Programa:

Construção histórica e social de infância. Práticas culturais do movimento social organizado no campo e a cultura e a participação da criança Desafios do cuidado e educação de crianças em ambientes coletivos e a especificidade da faixa etária atendida. Os direitos da criança e o direito à proteção integral enquanto Direitos Humanos. O acesso à educação infantil e as políticas de expansão de vagas e inclusão social. Legislação atual da educação infantil, os movimentos sociais e as novas exigências legais. Relações família-instituição e família-criança. Movimentos sociais e infância. Educação do campo e infância do campo. Organização de ambientes e rotinas na promoção de atividades individuais e grupais para as crianças. Sistematização de observação e avaliação de contextos de educação coletiva de crianças