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Ação Afirmativa, Baixa Renda, Educação Popular

Autor(a):

Piotto, Débora Cristina;Nogueira, Maria Alice

Autor(a) USP:

Piotto, Débora Cristina

Ano de publicação:

2016

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto [FFCLRP]

Assuntos:

ações afirmativas; universidade pública; inclusão social

Palavras-chave do autor:

ações afirmativas; universidades públicas; camadas populares

Resumo:

Em 2006, a Universidade de São Paulo (USP) criou o Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), um sistema de pontuação acrescida, cujo principal objetivo é ampliar o número de estudantes egressos de escolas públicas (EP) na USP. Contudo, uma das críticas que esse programa recebe é a de que ele não conseguiria incluir estudantes com perfil socioeconômico muito diferente daqueles que já seriam aprovados no exame do vestibular, independentemente de sua ação. Assim, o objetivo deste trabalho é o de aprofundar o conhecimento de alguns indicadores do Inclusp, com vistas a melhor responder à questão: quem o programa tem contribuído para incluir na USP? Mais especificamente, são examinados alguns dados socioeconômicos de estudantes que ingressaram na USP por essa via. Comparamos o perfil socioeconômico, nos três cursos mais e menos concorridos, dos estudantes em geral, daqueles oriundos de EP e, dentre estes, dos que ingressaram na USP em função do bônus concedido pelo Inclusp. A análise de indicadores socioeconômicos mostra que o programa tem contribuído para incluir estudantes de EP provenientes de famílias com renda familiar mais baixa do que seus pares também provenientes de EP. No entanto, aponta também que não há variação do nível de instrução do pai entre esses dois grupos, o que indica que, se por um lado, o Inclusp contribui para reduzir a desvantagem econômica, por outro, ele não tem sido capaz, de modo geral, de eliminar obstáculos culturais que impedem ou dificultam o acesso de estudantes de meios populares à USP.

ABNT:

PIOTTO, Débora Cristina; NOGUEIRA, Maria Alice. Incluindo quem ?: um exame de indicadores socioeconômicos do Programa de Inclusão Social da USP. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 625-649, 2016. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201609134896 > DOI: 10.1590/S1517-9702201609134896.