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Autor(a):

Yuassa, Vanessa Naomi

Orientador(a):

Silva, Antônio Nélson Rodrigues da

Ano de publicação:

2008

Unidade USP:

Escola de Engenharia de São Carlos [EESC]

Assuntos:

ciclovias; circulação de pedestres; veículos automotores; calçadas

Palavras-chave do autor:

hierarquia viária;modos motorizados;modos não motorizados;nível de serviço

Resumo:

O objetivo desse trabalho é a verificação da hipótese de que, ao se basear na hierarquia viária direcionada ao automóvel, as estratégias de planejamento urbano e de transportes vigentes produzem impactos negativos no nível de serviço de outros modos de transporte, sobretudo os modos não motorizados. O método proposto, aplicado em um estudo de caso realizado na cidade de São Carlos, no estado de São Paulo, envolveu três etapas: (1) caracterização dos níveis de serviço das redes urbanas em análise para os modos a pé, bicicleta e automóvel; (2) análise exploratória dos resultados obtidos na etapa inicial através de geração de mapas e gráficos; e (3) comparação detalhada dos valores obtidos. Foram selecionadas cinco áreas de diferentes níveis de renda para o estudo de caso. Em cada uma delas foram identificados diferentes tipos de vias (local, coletora, radial, estrutural e perimetral), e selecionados segmentos para compor uma amostra de 30% da extensão total das vias. A primeira atividade exigiu o desenvolvimento e adaptação de metodologias para a avaliação do nível de serviço dos modos considerados no estudo. Mais de trezentos e cinqüenta segmentos de vias foram examinados. Os resultados obtidos na análise exploratória apontaram que inúmeros segmentos com altos valores de NS para o modo automóvel tinham baixos valores de NS para o modo a pé, o que em princípio confirma a hipótese inicial. As análises detalhadas deram suporte a essa avaliação. No entanto, elas se restringiram às vias locais, o que aponta para a necessidade de estudos complementares nos demais tipos de vias.

ABNT:

YUASSA, Vanessa Naomi; SILVA, Antônio Nélson Rodrigues da. Impacto da hierarquia viária orientada para o automóvel no nível de serviço de modos não motorizados 2008.Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-15052008-084930/ >.