Tese (Doutorado)
Ideias educacionais de docentes em escolas estaduais paulistas
Autor(a):
Torquato, Maria Socorro Gonçalves
Orientador(a):
Ghanem Junior, Elie George Guimaraes
Ano de publicação:
2015
Unidade USP:
Faculdade de Educação [FE]
Assuntos:
professores; política educacional; reforma do ensino; socialização
Palavras-chave do autor:
ideias educacionais;política educacional;professores(as);reforma educacional;socialização
Resumo:
Esta tese decorre do seguinte problema de pesquisa: qual a importância das ideias de docentes sobre educação em sua adesão a reformas educacionais? A hipótese levantada foi a de que o(a) docente de ensino fundamental em escolas estaduais de São Paulo resiste às reformas, entre outros fatores, porque suas ideias sobre educação entram em conflito com as ideias que orientam estas reformas. Dada a complexidade do problema e da hipótese levantada, bem como o prazo para realizar a pesquisa, priorizou-se oferecer uma contribuição parcial ao enfrentamento do problema, concentrando-se em explicitar como variam as ideias sobre educação nas quais se baseia a prática profissional docente, segundo um conjunto de características. Como procedimento metodológico, foi realizado o estudo de caso em duas escolas estaduais (centro e periferia) paulistas e abordando-se doze docentes em cada uma. Empregou-se o instrumental teórico-conceitual e metodológico de investigação construído por Maurice Tardif e colaboradores, assim como o de Bernard Lahire. Verificou-se que as ideias docentes estão fundadas no modelo de escola clássica humanista de base científica em que o magistério foi formado e que o professorado resiste às práticas contrárias a esse modelo.
ABNT:
TORQUATO, Maria Socorro Gonçalves; GHANEM JUNIOR, Elie George Guimaraes. Ideias educacionais de docentes em escolas estaduais paulistas. 2015.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05042016-132015/ >.