Matheus, Tiago Corbisier

Fernandes, Maria Inês Assumpção

Instituto de Psicologia [IP]

adolescentes; psicanálise; psicologia social; identidade social

Num contexto adverso, pautado pela violência e pela desigualdade social, a atual preocupação quanto à geração jovem e à adolescência parece refletir a falta de perspectivas de nossa cultura. Perguntar sobre os ideais da juventude, então, é também perguntar sobre os ideais de nossa cultura. O adolescente, em seu processo constituinte, reage ativamente a este cenário, buscando respostas, buscando respostas às perguntas com as quais se depara, a fim de conquistar sua condição de sujeito. Este trabalho procura estabelecer um diálogo entre psicanálise e outros saberes das ciências humanas (história e sociologia) a fim de pensar no processo de passagem adolescente, destacando sua dimensão social. Parte da diferenciação de ideal de ego e ego ideal proposta por Lagache, e de ideal de massa e da cultura, a partir de Freud, para pensar o lugar dos ideais no processo constituinte do sujeito na adolescência. A seguir, retoma o processo adolescente para pensar qual o lugar que ocupa em nossa cultura, concluindo que os ideais da geração adolescente se mostram como formação de compromisso entre as gerações. No intuito de escutar um conjunto de adolescentes, foi analisada a experiência com três grupos de jovens residentes em bairros populares da cidade de São Paulo. Junto a uma equipe de pesquisadores, reunidos por uma organização não governamental, foram realizadas atividades e debates que permitiram a expressão das expectativas daqueles jovens. Como expectativas tem um preço: resulta numa disposição de revolta, que questiona a realidade refratária e desigual. Assim, esta geração, em sua diversidade, formula suas respostas próprias, o que lhe confere um espaço no corpo social e marca sua história.

MATHEUS, Tiago Corbisier; FERNANDES, Maria Inês Assumpção. Ideais na adolescência: falta e perspectiva na virada do século. 2000.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.