ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Instituto de Estudos Brasileiros [IEB]

Área de concentração:

Estudos Brasileiros

Departamento:

Instituto de Estudos Brasileiros

Docente(s) responsável(is):

Marcos Antonio de Moraes, , Sárka Grauová

Objetivos:

O objetivo deste curso é investigar a reflexão da modernidade e seus paradoxos na literatura brasileira da virada do século XIX e XX.

Justificativa:

Diversas crises, tanto na Europa como na América Latina, levam-nos a repensar as raízes da nossa modernidade assentada nos valores da universalidade, individualidade e autonomia. Debruçando-se sobre a literatura da virada do século XIX para XX, vários estudiosos apontam que os pensadores e escritores das margens do Ocidente ficaram atentos às sombras do projeto modernizador mais cedo que os intelectuais provenientes dos países nos quais a modernização transcorreu de maneira mais orgânica. A ementa da disciplina se debruça, na maioria dos casos, sobre textos literários menos estudados, que atestam um amplo leque de encontros e desencontros entre a tradição local e a modernidade supostamente universal. Busca-se apreender temas e motivos relevantes à discussão proposta, presentificados na obra dos escritores abordados.

Programa:

O curso é dividido em 6 blocos de duas horas. Cada bloco consta de uma parte teórica e uma parte prática (discussão e análise do texto). 1. Introdução: As luzes e as sombras da Modernidade. Modernidades “divergentes”. 2. Literatura e os iletrados; Conto fantástico regionalista. 3. Literatura e racismo I: Contos fantásticos de Lima Barreto e Cruz e Sousa. 4. Literatura e racismo II: Figurações da mulher na obra de Cruz e Sousa. 5. Ordem e desordem I: O homem cordial e a farda. 6. Ordem e desordem II: Solidariedade e hibridismo cultural em Simões Lopes Neto.