Angelo, Ana Rosa Machado de

Buzzar, Miguel Antonio

Instituto de Arquitetura e Urbanismo [IAU]

periferia; áreas centrais

centro;disputa de classes pelo espaço;Limeira-SP;periferia;produção da cidade

A recente movimentação das camadas de renda alta pelo território vem se concretizando através de seu deslocamento para regiões afastadas, constituindo assim, uma alteração no padrão de ocupação urbana das elites, cujo arranjo tradicional foi a ocupação das áreas centrais das cidades. Frente o atual panorama de profundas transformações urbanas, o presente trabalho pretende discutir os efeitos da ocupação exercida pelas elites, que atua diretamente na maneira como o espaço urbano é produzido, recompondo o tecido da cidade e atingindo as relações entre seus habitantes. Intentou-se assim verificar as alterações na distribuição das classes sociais no espaço, os processos e conteúdos derivados, que resultam na transformação das formas espaciais urbanas, conforme verificado na cidade de Limeira, localizada no interior do Estado de São Paulo.

ANGELO, Ana Rosa Machado de; BUZZAR, Miguel Antonio. Histórias da cidade: a movimentação das elites pelo território. 2017.Universidade de São Paulo, São Carlos, 2017. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-17042018-153957/ >.