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Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Educação [FE]

Área de concentração:

Cultura, Filosofia e História da Educação

Departamento:

Faculdade de Educação

Docente(s) responsável(is):

Maurilane de Souza Biccas, , Ana Luiza Jesus da Costa

Objetivos:

A disciplina pretende abordar a história da educação e da cultura popular do ponto de vista teórico e historiográfico procurando refletir sobre os conceitos e a produção científica relacionada à cultura e educação popular em sua historicidade. Em seu percurso a disciplina deve tratar de forma entrecruzada as contribuições da história social, dos estudos culturais e da educação popular para esse debate e, por fim, as contribuições e desafios da historiografia e da historiografia da educação no Brasil quanto ao tema.

Justificativa:

O termo popular e suas combinações tais como cultura e educação popular estão envolvidos em ampla polissemia e inúmeras controvérsias. Seguem, porém, úteis ao historiador para compreender os costumes, valores, formas de pensamento, comportamento, instituições, produções intelectuais e materiais daqueles chamados “de baixo”, “classes populares”, “o povo”, “oprimidos”, “subalternizados”. Seus usos, porém, só podem ser profícuos quando referidos a um determinado contexto histórico. Percebe-se, porém, que cultura popular e educação popular são objetos ainda pouco visitados pelo campo da história da educação – sobretudo se nos pautamos por tais conceitos unificadores. A partir desta lacuna, o curso focaliza a década de 1960 como momento em que emerge no Brasil e no mundo forte interesse social e acadêmico pelas questões de cultura e educação popular. Fosse pelo debate europeu em torno da elitização da cultura e do acesso do povo aos bens culturais, fosse pelo papel assumido pela cultura nacional e pela educação em processos revolucionários como China, Cuba, ou nas independências africanas, fosse ainda pela efervescência em torno dos movimentos de educação e cultura popular no Brasil como o Movimento de Educação de Base, os Centros de Cultura Popular da União Nacional dos Estudantes e outros. Como a intelectualidade se relacionou com essas questões? Que tipo de elaboração teórica nos campos do pensamento pedagógico e historiográfico surgiu então? São temas que o curso pretende abordar tomando como base a história social inglesa, parte dos estudos culturais, o campo da educação popular no Brasil e a Historiografia brasileira renovada a partir dos anos 1980.

Programa:

O curso está organizado em três módulos. O primeiro módulo reflete sobre as contribuições da história social inglesa e da história cultural a partir de fins dos anos 1950 e início dos anos 1960 para os debates em torno de cultura popular e educação popular. O segundo módulo reflete sobre o mesmo contexto no Brasil, os Movimentos de Educação e Cultura Popular dos anos 1960 e a produção teórica a eles associada, por eles inspirada. O terceiro módulo debruça-se diretamente sobre a historiografia brasileira e as mudanças pelas quais passou, inclusive sob influência dos contextos abordados nos módulos anteriores tematizando mais especificamente a renovação das historiografias dos mundos do trabalho, da escravidão e da educação.