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Autor(a):

Paula, Alexandre da Silva de

Orientador(a):

Kodato, Sérgio

Ano de publicação:

2008

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto [FFCLRP]

Assuntos:

escola pública; violência escolar; professores; sistema social

Palavras-chave do autor:

fatalismo;história de vida;professores;representações sociais;violência escolar

Resumo:

A violência escolar é um fenômeno complexo e preocupante. Os professores, muitas vezes, sentem-se incapazes de mediar os conflitos diários, as agressões ou episódios de indisciplina, o que afeta o processo pedagógico. Este estudo versa sobre as representações sociais de violência por professores de uma escola pública, de ensino fundamental e médio. Os dados foram coletados através da observação participante e entrevistas semi-estruturadas com oito sujeitos. A análise das entrevistas foi realizada através do método de associação de idéias. Os resultados demonstraram distintas interpretações sobre a gênese da violência nas escolas, porém a retórica dos participantes não se ancora no conhecimento científico. Emergiram representações polissêmicas, com destaque para a significação psicologizante, educativo-familiar e um sentido fatalista. De modo geral, destacaram-se discursos formatados que reforçam o distanciamento, centralizam a culpa da problemática na crise familiar, no Estado, na progressão continuada e no aluno carente de afeto e de sentido de escola.

ABNT:

PAULA, Alexandre da Silva de; KODATO, Sérgio. História de vida e representações sociais de violência em professores de uma escola pública. 2008.Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-28072009-200702/ >.