Dissertação (Mestrado)
História de vida e representações sociais de violência em professores de uma escola pública
Autor(a):
Paula, Alexandre da Silva de
Orientador(a):
Kodato, Sérgio
Ano de publicação:
2008
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto [FFCLRP]
Assuntos:
escola pública; violência escolar; professores; sistema social
Palavras-chave do autor:
fatalismo;história de vida;professores;representações sociais;violência escolar
Resumo:
A violência escolar é um fenômeno complexo e preocupante. Os professores, muitas vezes, sentem-se incapazes de mediar os conflitos diários, as agressões ou episódios de indisciplina, o que afeta o processo pedagógico. Este estudo versa sobre as representações sociais de violência por professores de uma escola pública, de ensino fundamental e médio. Os dados foram coletados através da observação participante e entrevistas semi-estruturadas com oito sujeitos. A análise das entrevistas foi realizada através do método de associação de idéias. Os resultados demonstraram distintas interpretações sobre a gênese da violência nas escolas, porém a retórica dos participantes não se ancora no conhecimento científico. Emergiram representações polissêmicas, com destaque para a significação psicologizante, educativo-familiar e um sentido fatalista. De modo geral, destacaram-se discursos formatados que reforçam o distanciamento, centralizam a culpa da problemática na crise familiar, no Estado, na progressão continuada e no aluno carente de afeto e de sentido de escola.
ABNT:
PAULA, Alexandre da Silva de; KODATO, Sérgio. História de vida e representações sociais de violência em professores de uma escola pública. 2008.Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-28072009-200702/ >.