ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]

Área de concentração:

História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo

Departamento:

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Docente(s) responsável(is):

Nilce Cristina Aravecchia Botas, Flávia Brito do Nascimento

Objetivos:

Aprofundar o conhecimento da habitação social dos séculos XIX ao XXI, em perspectiva histórica. Entender o papel do Estado, do setor privado e da sociedade civil na conformação dos espaços de morar na cidade a partir da industrialização. A partir de aulas expositivas, de leitura textos, de estudos de casos e trabalhos de campo, analisar como as relações entre as ideias e as práticas de habitação social resultaram na produção da cidade construída e dos seus imaginários.

Justificativa:

A ação na habitação social ganhou novas perspectivas no campo disciplinar da Arquitetura e do Urbanismo em décadas recentes no Brasil e na América Latina. A habitação como direito constitucional colocou desafios para as políticas públicas e seus técnico-administrativos, a partir de demandas históricas dos movimentos sociais. Embora o tema constitua a prática da arquitetura e tenha se intensificado como programa para a profissão, não foi acompanhado de reflexão sobre os processos sociais de sua conformação histórica. Ao propor um aprofundamento histórico e uma leitura crítica baseada na bibliografia sobre tema (oriunda de diversos campos disciplinares – história, antropologia, arquitetura, economia, entre outros), o curso oferece um aporte teórico para novas pesquisas no campo, uma vez que despertam grande interesse nos trabalhos acadêmicos.

Programa:

1. A questão da habitação social como construção histórica e cultural; 2. Formas de ação do estado, do setor privado e da sociedade civil na produção habitacional; 3. As preexistências urbanas e arquitetônicas e os desafios da habitação social; 4. Dimensão política e econômica da produção habitacional em perspectiva histórica.