Tese (Doutorado)
Hip hop paulistano, narrativa de narrativas culturais
Autor(a):
Zibordi, Marcos Antonio
Orientador(a):
Medina, Cremilda
Ano de publicação:
2015
Unidade USP:
Escola de Comunicações e Artes [ECA]
Assuntos:
indústria cultural; cultura popular; hip hop
Palavras-chave do autor:
break;grafite;hip hop;narrativa;pichação;rap
Resumo:
Orientada, sobretudo, por noções de complexidade epistemológica, esta tese desenvolve proposta de abordagem transdisciplinar integrando as quatro manifestações artísticas e o discurso da chamada "cultura hip hop" na cidade de São Paulo. Apesar da tendência às pesquisas mutiladoras dessa tradição compósita, este trabalho propõe uma visão integrada dos seus elementos, a saber: a dança (break), a produção de imagens (nesta tese, grafites e pichações), o canto de longos poemas (rap) sobre bases sonoras criadas por manipuladores de discos e outros recursos tecnológicos (DJs). Há ainda o "quinto elemento" - o "conhecimento" - ou os enunciados ligados aos referenciais culturais dos adeptos do hip hop. As manifestações corpóreas, pictóricas, rimadas e musicais são tomadas como narrativas e o discurso, como religioso. As narrativas, em geral, são líricas e poéticas nas imagens, épicas nas letras de rap, dramáticas na dança e paródicas nas mãos dos DJs. O conhecimento orienta a postura de praticantes e admiradores fomentando uma comunidade cultural sectária e dogmática similar às religiões de salvação. Para realizar esse percurso, o cruzamento teórico envolveu certos ramos da teoria da Literatura, da Filosofia, da Semiótica e da Sociologia.
ABNT:
ZIBORDI, Marcos Antonio; MEDINA, Cremilda.Hip hop paulistano, narrativa de narrativas culturais. 2015.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-29062015-144403/ >.