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Autor(a):

Reis, Jorge von Atzingen dos

Orientador(a):

Cunha, Cláudio Barbieri da

Ano de publicação:

2008

Unidade USP:

Escola Politécnica [EP]

Assuntos:

heurística; transporte coletivo; ônibus; mão-de-obra

Palavras-chave do autor:

heurística;mão-de-obra;ônibus;transporte coletivo

Resumo:

Na maioria das cidades brasileiras, o ônibus é o principal, senão o único meio de transporte público de passageiros, atendendo àqueles que não possuem carro, mas também contribuindo para reduzir os congestionamentos e, dessa forma, melhorando a qualidade de vida. A fim de evitar o declínio na sua utilização em muitas cidades, inúmeras medidas devem ser tomadas, incluindo um esforço para reduzir custos e, em decorrência, as tarifas pagas pelos usuários, definindo uma tarifa justa que privilegie a população de baixa renda, na qual estão inseridos uma grande parcela dos seus usuários. Nesse contexto, a programação eficiente de veículos e tripulações é essencial para essa redução de custos, uma vez que representa uma parcela significativa dos mesmos. Este trabalho trata do Problema de Programação de Veículos e de Tripulantes de Ônibus, em que ambas as programações são determinadas simultaneamente e de maneira integrada. Durante a realização deste trabalho, foi desenvolvido um programa computacional em C++, o qual implementa a metaheurística Busca em Vizinhança Variável (VNS) utilizada para resolver esse problema complexo. São apresentados resultados de experimentos computacionais com dados reais de uma empresa de transporte coletivo. Os resultados obtidos comprovam a eficiência da abordagem integrada em comparação com quatro outras abordagens encontradas na literatura.

ABNT:

REIS, Jorge von Atzingen dos; CUNHA, Cláudio Barbieri da. Heurísticas baseadas em busca em vizinhança variável para o problema de programação integrada de veículos e tripulações no transporte coletivo urbano por ônibus 2008.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-30092008-145532/ >.