Ronconi, Reginaldo Luiz Nunes

Martins, Carlos Alberto Ferreira

Escola de Engenharia de São Carlos [EESC]

planejamento habitacional; conjuntos habitacionais; mutirão

autogestão - mutirão;habitação popular;políticas públicas;

Mostra o desenvolvimento de um programa de habitação popular, no âmbito da cidade de São Paulo, onde o processo de administração da obra foi realizado pelos próprios usuários, organizados em associações, e empregando o próprio trabalho como parte da Mão de obra necessária, em regime de mutirão. Desenvolvido pela administração municipal, o programa fonas comunitário, possui aspectos de interesse para a formatação de políticas publicas e que estão presentes neste texto, na forma da regulamentação criada e da estrutura utilizada. Ao trilhar um caminho historicamente apontado para a conquista de um espaço participativo, os movimentos sociais urbanos do município, tiveram a oportunidade de desenvolver uma evoluída e robusta experiência de autogestão, mostrando a legitimidade política da sua proposta e a viabilidade técnica e econômica da organização da produção nesses moldes. E importante também à participação de arquitetos, engenheiros, trabalhadores da área social, advogados, que fazem parte de organizações que se especializaram no trabalho de assessorar tecnicamente as associações que realizaram os mutirões. Estão organizados, nessa dissertação, esses diversos aspectos, que evidenciam a existência de processos de organização comunitária da forca de trabalho, com incorporação de tecnologia com avanços sociais.

RONCONI, Reginaldo Luiz Nunes; MARTINS, Carlos Alberto Ferreira. Habitações construídas com gerenciamento pelos usuários, com organização da forca de trabalho em regime de mutirão: o programa funaps comunitário. 1995.Universidade de São Paulo, Sao Carlos, 1995.