Escola de Artes Ciências e Humanidades [EACH]

Gerontologia

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Maria Luisa Trindade Bestetti, , Bibiana Graeff Chagas Pinto Fabre

A disciplina tem como objetivo promover reflexão acerca dos aspectos do direito à habitação e à cidade para o envelhecimento digno, introduzindo conceitos do Direito, da Arquitetura e do Urbanismo que nutrem uma compreensão mais abrangente sobre promoção de saúde e devem estar a serviço da melhoria da qualidade de vida. Pretende desenvolver ferramentas de análise de espaço público e privado, compreendendo aspectos fundamentais da acessibilidade e os diferentes modos de morar em espaços domésticos. Intenta despertar uma tomada de consciência sobre a importância da habitabilidade no ciclo de vida dos sujeitos.

Sendo Gerontologia um campo de formação interdisciplinar, alicerçado em uma visão biopsicossocial do envelhecimento e da velhice, é importante considerar desafios de gestão em equipes multiprofissionais voltadas ao atendimento de pessoas idosas, que podem apresentar demandas diferenciadas quanto à sua condição de habitar. Vale ressaltar que a habitação deve ser entendida de modo mais abrangente e sistêmico, no sentido de pertencimento, de usufruto e de direito à cidade, incluindo a oferta e o acesso por parte da população à rede de infraestrutura urbana e aos equipamentos públicos. Refere-se ao pertencimento ao território e à inclusão dentro de um amplo contexto urbano, em busca de plena qualidade de vida no ambiente construído. Debates, projetos e iniciativas que encarem e promovam a habitação nessa perspectiva são recentes e, muitas vezes, ainda incipientes. Contudo, programas tais como a Estratégia Cidade Amiga do Idoso, da OMS, demonstram o quanto o tema da habitação para um envelhecimento digno vem ultrapassando as barreiras locais e nacionais, e despertando o interesse de instâncias internacionais.

1. O direito à habitação digna, o direito à cidade e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado; 2. Guia Global Cidade Amiga do Idoso: aspectos relevantes pela perspectiva do cidadão idoso; 3. Ambiência e envelhecimento: componentes da acessibilidade, do conforto e da produção de subjetividades; 4. O espaço público e o idoso: condições de caminhabilidade e o estímulo às relações sociais no bairro; 5. Alienação urbana, processos de gentrificação e exclusão da pessoa idosa; 6. Aging in place, clusters e outras alternativas de inclusão do idoso na cidade; 7. Modos de morar em diferentes arranjos familiares. A institucionalização como alternativa e os preconceitos da sociedade; 8. O direito à moradia: a proteção jurídica da autonomia da pessoa idosa em situação de vulnerabilidade econômica; 9. Território formal e território de vida; 10. A Gerontologia Ambiental como ferramenta de gestão; 11. Catástrofes ambientais em meio urbano e o risco para a população idosa; 12. A gestão do envelhecimento a partir das políticas públicas municipais; 13. Avanços socioambientais da Convenção Interamericana de Direitos das Pessoas Idosas.