ACESSAR A EMENTA TAGS

Nível de ensino:

Pós-Graduação

Unidade USP:

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU]

Área de concentração:

História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo

Departamento:

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Docente(s) responsável(is):

Leandro Silva Medrano

Objetivos:

O objetivo da disciplina é apresentar e discutir conceitos, procedimentos metodológicos e argumentos teóricos relacionados à produção contemporânea de habitação coletiva, com ênfase nas realizações decorrentes de políticas urbanas destinadas à população de baixa renda.

Justificativa:

A partir da segunda metade do século XX os principais modelos teóricos e metodológicos relacionados à produção habitacional passam por significativas transformações, ou rupturas. Tais transformações, simétricas às conquistas sociais e tecnológicas advindas do Segundo Pós-Guerra, reorganizam os paradigmas disciplinares da arquitetura e do urbanismo, bem como suas relações espaciais, políticas e urbanas. Nos anos 1990, em meio ao avanço do processo de globalização, do modelo econômico neoliberal e das tecnologias de informação e comunicação, os movimentos iniciados na metade do século intensificam-se, e propiciam uma significativa produção de modelos inovadores, tanto no que diz respeito à arquitetura das habitações coletivas, quanto no que concerne às políticas habitacionais. Compreender esse processo, no âmbito da historiografia e da crítica, tornou-se essencial ao entendimento da arquitetura e do urbanismo contemporâneos. Principalmente no contexto brasileiro, no qual a relação entre a arquitetura habitacional e a cidade reflete de forma acentuada os impasses de suas dinâmicas sociais, políticas e teóricas.

Programa:

Produção contemporânea de habitação coletiva; habitação de interesse social; política urbana; teoria e crítica da arquitetura e do urbanismo; história do urbanismo e dos métodos de projeto após o Segundo Pós-Guerra; produção habitacional brasileira; relações entre habitação e cidade; o espaço urbano.