ACESSAR O MATERIAL TAGS

Autor(a):

Menezes, Mariane de Oliveira

Orientador(a):

Campos, Edemilson Antunes de

Ano de publicação:

2012

Unidade USP:

Faculdade de Saúde Pública [FSP]

Assuntos:

assistência à saúde (aspectos culturais; etnologia); assistência hospitalar; antropologia cultural e social (assistência); gravidez; Guarani (feminino); parto; psicologia intercultural (aspectos antropológicos); pesquisa qualitativa

Palavras-chave do autor:

antropologia do nascimento;gestação;interculturalidade;parto;povos indígenas

Resumo:

Introdução A gestação e o parto são eventos fisiológicos com uma linguagem cultural. Em um país multicultural e multiétnico como o Brasil, o cuidado intercultural no atendimento é de extrema importância para se respeitar as diferentes culturas. Existem grupos étnicos guarani em periferias de São Paulo, que utilizam o modelo vigente de assistência à saúde. O modelo tecnocrático no qual estamos inseridos faz uma separação mente e corpo e trata o corpo como uma máquina defeituosa a imprevisível, enquanto a cosmologia indígena tem uma construção mais próxima de uma ideia holística de saúde. Objetivo Compreender as práticas de cuidado com as gestantes, parturientes e puérperas de uma comunidade da etnia guarani-mbyá da região noroeste da cidade de São Paulo. Metodologia Pesquisa com abordagem qualitativa na qual foram utilizados elementos metodológicos da etnografia. Resultadas Durante a gestação, mulheres transitam por cuidados tradicionais e biomédicos atendidas pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena. No hospital, passam por procedimentos invasivos e obsoletos sem ter aspectos relevantes da sua cultura preservados. Durante o puerpério no hospital as mulheres tiveram dificuldades em obter uma alimentação adequada. Considerações O atendimento à saúde em contexto multicultural e multiétnico deve ser baseado na interculturalidade para promover um diálogo entre as culturas, democratizando o acesso à saúde.

ABNT:

MENEZES, Mariane de Oliveira; CAMPOS, Edemilson Antunes de. Gestar e parir em terra de Juruá: a experiência de mulheres guarani-mbyá na cidade de São Paulo. 2012.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-10092012-103748/ >.