Trabalho de evento
Gestão de resíduos sólidos em favelas: de um problema à proposta para solução
Autor(a):
Queiroz, Ricardo Abrahão de A.;Gonçalves-Dias, Sylmara Lopes Francelino
Autor(a) USP:
Dias, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves
Ano de publicação:
2014
Unidade USP:
Escola de Artes Ciências e Humanidades [EACH]
Nome do evento:
Seminário Nacional sobre Urbanização de Favelas - Urbfavelas
Assuntos:
resíduos sólidos (gerenciamento); favelas
Resumo:
Este artigo apresenta diagnóstico da situação da gestão de resíduos em favelas e propõe um sistema de gestão de resíduos denominado “SGR-Favelas”, cuja principal característica é a utilização de metodologia participativa para envolvimento da população residente nas favelas. Para cumprir ao objetivo proposto foi realizada pesquisa qualitativa descritiva de caráter exploratório a partir do levantamento e análise de dados primários e secundários. Os dados revelaram que a questão dos resíduos em favelas e comunidades é um problema enfrentado pela maior parte das cidades brasileiras. Adotar ações em gestão de resíduos nessas áreas tem desafiado técnicos, pesquisadores e gestores municipais em torno de um modelo para essas áreas. O “SGR-Favelas” parte da premissa que compromisso, envolvimento, engajamento e cooperação devem ser os elementos norteadores para construção participativa de um sistema de gestão de resíduos que atenda com eficiência e eficácia as necessidades da favela. Neste sentido, faz-se necessária a utilização de metodologia participativa para envolvimento da população residente nas favelas como um caminho para a gestão integrada de resíduos, prevenindo as consequências ocasionadas pelo descarte inadequado dos resíduos nessas áreas. A proposta também apresenta potencial para novas oportunidades de geração de renda através da organização de centrais de triagem dos resíduos fomentando a economia local.
ABNT:
QUEIROZ, Ricardo Abrahão de A.; GONÇALVES-DIAS, Sylmara Lopes Francelino. Gestão de resíduos sólidos em favelas: de um problema à proposta para solução. Anais.. São Bernardo do Campo: Universidade Federal do ABC, 2014.Disponível em: