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Desigualdades Sociais, Marginalidade Social

Autor(a):

Cintra, Lydia Minhoto

Orientador(a):

Scifoni, Simone

Ano de publicação:

2016

Unidade USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

Palavras-chave do autor:

patrimônio; espaço escolar; primeira república; memória; produção do espaço; cidade educadora

Resumo:

Este trabalho é uma reflexão teórica sobre o Projeto Memória, desenvolvido com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Padre Antonio Vieira (conhecida como CEPAV), em São Paulo, no ano de 2015. A escola foi construída em 1911, atendendo ao ideário arquitetônico, político e social vigente no período da Primeira República. Nesta pesquisa, o patrimônio não é pensado a partir da supremacia da técnica, que confere um valor intrínseco aos bens materiais, mas sim compreendido a partir das práticas sociais que geram valor pelo uso. O trabalho propõe pensarmos práticas educativas que questionem os critérios determinantes sobre o que ‘merece’ ou não ser preservado nas cidades, uma vez que os espaços escolares e o diálogo com o meio urbano formam um currículo oculto fundamental para formação humana, com a construção de experiências e identidades.