Tese (Doutorado)
Geografia da escola e lugar: violência, tensão e conflito
Autor(a):
Kimura, Shoko
Orientador(a):
Scarlato, Francisco Capuano
Ano de publicação:
1998
Unidade USP:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]
Assuntos:
geografia humana; geografia urbana; violência (sociologia); escolas
Resumo:
Esta tese analisa duas escolas públicas, uma estadual e outra municipal, localizadas em bairros distintos da periferia do município de São Paulo, nas relações estabelecidas pelos seus frequentadores/circundantes (alunos, professores, funcionários, pais de alunos e pessoas das vizinhanças) com seus lugares cotidianos. Referem-se principalmente às situações de violência, tensão e conflito tanto como comportamentos rotineiros quanto como atos de transgressão legal que, segundo os casos abordados, são praticados ou são analisados por eles. Dentre os frequentadores escolares, os alunos merecem uma análise especial, portadores de um discurso expressivo da periferia da cidade e de descendentes de migrantes nordestinos que se consideram a classe média dos bairros onde moram. As situações de violência, tensão e conflito não são a ótica exclusiva para a abordagem dos espaços vividos no dia-a-dia pelos frequentadores/circundantes escolares, porém, marcam profundamente a maneira deles apreciarem seus lugares de vida e o mundo em geral e contribuem para a constituição de sua subjetividade específica. Esta, juntamente com as condições objetivas dos bairros onde estão esses lugares, explicam seu comportamento geográfico no ato de tentarem o acesso à escola enquanto um equipamento urbano de oferta e demanda de um serviço público.
ABNT:
KIMURA, Shoko; SCARLATO, Francisco Capuano. Geografia da escola e lugar: violência, tensão e conflito. 1998.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.