Tokuyochi, Jorge Hideo

Escola de Educação Física e Esporte [EEFE]

futebol; sociologia do esporte

futebol;lazer;rua;sociabilidade

O futebol, como uma atividade de lazer, é uma prática fundamental na vida das pessoas dos bairros de periferia. Portanto, refletindo toda sua importância para nossa cultura, cria uma grande rede de sociabilidade local. A persistência dos campos de futebol, o sonho de jovens nas escolinhas de futebol, as intermináveis "peneiras" dos talentos da bola, os incontáveis jogos e torneios do final de semana, demonstram toda sua vitalidade. Deslocando o olhar dos campos para o espaço das ruas, descobrimos a presença de mais um de seus formatos: o futebol de rua. O objetivo desta investigação foi descrever e analisar a prática do futebol de rua como fator de sociabilidade de jovens através da categoria "pedaço".

TOKUYOCHI, Jorge Hideo; CARVALHO, Yara Maria de. Futebol de rua: uma rede de sociabilidade. 2006.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-31072006-073832/ >.